• Da Redação

Confiram quais escolas públicas municipais retornarão presencialmente em 24/02

As aulas presenciais ocorrerão em unidades adequadas ao protocolo sanitário

A Secretaria Municipal de Educação do Rio apresentou, nesta quarta-feira (17), a lista das primeiras 38 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino que retornarão às atividades presenciais na próxima semana e os detalhes das próximas fases de reabertura das unidades. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, em coletiva de imprensa realizada no Centro de Operações Rio (COR). Serão reabertas escolas de todas as regiões do município no próximo dia 24/2. Nesta primeira fase, voltam parcialmente alunos da Pré-escola, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Toda semana, lista de escolas aptas ao retorno presencial será atualizada no site da SME. O ensino remoto começou no último dia 8/2, por meio da TV Escola, para toda a rede, e a retomada presencial envolve turmas de 38 escolas, que têm 7.730 estudantes (a partir dos 4 anos de idade). O retorno presencial é facultativo. As aulas presenciais ocorrerão em unidades adequadas ao protocolo sanitário aprovado pelo Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19. Para evitar aglomeração, a quantidade de alunos estará condicionada à conjuntura epidemiológica de cada Região Administrativa da cidade. Se a situação estiver Moderada (bandeira amarela), as unidades escolares poderão receber 75% de seus alunos. Se estiver Alta (bandeira laranja), 50% de sua capacidade. E se estiver Muito Alta (bandeira vermelha), 30% da capacidade. Pesquisa com responsáveis de alunos das turmas aptas ao retorno presencial no dia 24/2 constatou que 82% deles desejam que seus filhos e filhas retornem às unidades escolares. Para ocorrer a volta ao ensino presencial, a escuta também privilegiou os profissionais de Educação: os conselhos escola comunidade, diretores, professores e sindicato foram consultados pela SME.

"Esse é um processo gradual e a Educação precisa ser uma prioridade no Rio de Janeiro, pois a reconhecemos como uma atividade essencial e, para isso, ela precisa ser priorizada na sociedade. As escolas precisam ser as últimas a serem prejudicadas e as primeiras a serem beneficiadas nesse momento tão adverso. A escola tem um papel insubstituível no que diz respeito à correção de defasagem de aprendizagem, segurança alimentar e acolhimento socioemocional — destacou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha".

Fases da volta De acordo com o Plano de Volta às Aulas, na segunda etapa, voltam parcialmente alunos de creches, 3º ao 6º ano e 9º ano. Na 3ª e última etapa, mais alunos de creches, 6º ano ao 8º ano, PEJA e Classes Especiais. Conforme as escolas se adequem às regras, toda quinta-feira serão anunciados os nomes das unidades que retornarão na quarta seguinte. O retorno é optativo para os alunos: cabe aos responsáveis pelo estudante a escolha quanto ao retorno às aulas presenciais, quando estes forem menores de 18 anos. Já os estudantes maiores de idade vão definir diretamente quanto ao retorno às aulas presenciais. E os professores que tiverem comorbidades não atuarão nas escolas, mas sim no modo remoto. Material pedagógico Os estudantes que retornarem no próximo dia 24/2 e os demais que seguirem no ensino remoto iniciarão o ano letivo presencial com uniforme e material pedagógico novo. O cartão alimentação no valor de R$ 54,25 também será entregue. A retirada ocorrerá nas escolas a partir de amanhã, 18/2. Os responsáveis serão convocados, de forma escalonada, pelas direções das unidades escolares para a retirada dos kits. Estarão disponíveis: materiais pedagógicos com lápis, borracha, caneta e outros itens; livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD); cadernos pedagógicos; uma camisa de uniforme para todos os alunos e uma camisa extra para estudantes em aula presencial; e um par de tênis por aluno em aula presencial. Ensino remoto Desde o início do ano letivo, 8/2, os estudantes da Rede Municipal já podem conferir as videoaulas elaboradas e apresentadas por professores da Rede Municipal. O Rioeduca na TV vai ao ar pelo sinal aberto da TV Escola (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas de Rioeduca na TV também ficam disponíveis no canal da MultiRio no YouTube (www.youtube.com/multiriosme). Além disso, no Portal MultiRio, uma área especial (http://multi.rio/rioeducanatv) reúne informações sobre o Rioeduca na TV, como a programação, e conteúdos relacionados. No próximo dia 23/2 será lançado o aplicativo Rioeduca em casa, que poderá ser baixado em smartphones dos estudantes e responsáveis. O acesso é gratuito, pois a SME irá patrocinar os dados para os alunos. Estudantes que não têm equipamentos para acessar a internet ou morem em áreas sem cobertura, vão receber o material didático impresso, o Material Rioeduca, e, em algum momento, irão às escolas deixar as atividades didáticas. Caso o aluno tenha alguma dúvida, ela será respondida na próxima vez em que ele for à escola buscar suas atividades didáticas.


Escolas que retornarão presencialmente no dia 24/2:

1. Escola Municipal Professor Lauro Travassos, em Bangu

2. Escola Municipal Golda Meir, na Barra da Tijuca

3. Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas, no Caju

4. Escola Municipal Miguel de Larreinaga, em Campo Grande

5. Escola Municipal Comunidade Jardim Pedregoso, em Campo Grande

6. Escola Municipal Educandário Romão de Mattos Duarte, no Catete

7. Escola Municipal Vital Brasil, no Catete

8. CIEP João Batista dos Santos, na Cidade de Deus

9. Escola Municipal Albert Sabin, no Colégio

10. Escola Municipal Professor Afonso Várzea, no Complexo do Alemão

11. Escola Municipal São João Batista, no Cordovil

12. Escola Municipal Alberto Nepomuceno, no Cosmos

13. Escola Municipal Professor Escragnolle Dória, em Costa Barros

14. Escola Municipal José Eduardo de Macedo Soares, no Engenho Novo

15. Escola Municipal Medeiros e Albuquerque, no Engenho Novo

16. Escola Municipal Anita Garibaldi, no Galeão

17. Escola Municipal Mário Pena da Rocha, em Guadalupe

18. Escola Municipal Temistocles Dalmácio Pereira, em Irajá

19. Escola Municipal Lincoln Bicalho Roque, em Jacarepaguá

20. Escola Municipal Presidente Gronchi, em Jardim América

21. Escola Municipal Padre José de Anchieta, em Jardim Carioca

22. Escola Municipal Mozart Lago, na Pavuna

23. Escola Municipal Rostham Pedro de Farias, na Pavuna

24. Escola Municipal Maurice Maeterlinck, na Pavuna

25. Escola Municipal Rivadávia Manoel Pinto, na Pavuna

26. Escola Municipal Suíça, na Penha

27. Escola Municipal Walt Disney, em Ramos

28. Escola Municipal Clóvis Beviláquia, em Ramos

29. Escola Municipal Mém de Sá, no Rio Comprido

30. Escola Municipal Pereira Passos, no Rio Comprido

31. Escola Municipal Frei Cassiano, no Rio Comprido

32. Escola Municipal Professor Dione de Freitas Felisberto de Carvalho, em Santa Cruz

33. Escola Municipal Humberto de Campos, em São Francisco Xavier

34. Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini, em Senador Camará

35. Escola Municipal Fernando Maximiliano, em Senador Camará

36. Escola Municipal Raul Francisco Ryff, em Senador Camará

37. Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, na Tijuca

38. Escola Municipal Mário Faccini, na Tijuca

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.