• Alexandre Madruga

Coluna da Raquel | A importância da intervenção multidisciplinar em tempos de pandemia


O Trabalho em equipe multidisciplinar dirigido às pessoas com deficiência é uma modalidade coletiva que consiste na relação recíproca entre múltiplas intervenções ou técnicas que são utilizadas para ajudar as crianças e adolescentes durante o atual período de pandemia. Seu principal objetivo é trabalhar a autonomia por meio do desenvolvimento da leitura, escrita, do raciocínio lógico, da habilidade motora e das necessidades emocionais e mentais.

Algumas instituições como o Lar de Daniel Cristóvão e a Clínica Renovar possuem equipes compostas por diferentes profissionais que, por compartilharem o mesmo propósito, estão desenvolvendo trabalhos online por intermédio de plataformas de atendimento que possibilitam a utilização de chamadas de vídeo.


Diante de vários questionamentos e reflexões acerca do momento que vivenciamos, este artigo tem como finalidade apresentar a importância do papel de cada técnico, suas perspectivas e organização do planejamento que busca auxiliar não somente o indivíduo com deficiência, mas também seus familiares.

VIVÊNCIAS: Intervenções online - um desafio a ser superado


Neuropsicopedagogia

Todos os últimos acontecimentos (COVID 19) não têm sido fáceis e ainda provocaram muitas mudanças na rotina das pessoas. As intervenções que estão sendo realizadas na área de Neuropsicopedagogia priorizam a interação com a família para que esta possa sentir-se mais à vontade nas atividades cognitivas e comportamentais Agora, precisamos acompanhar as tarefas escolares dos filhos, dar atenção ao companheiro ou a companheira, cuidar dos pais e/ou avós, mesmo que por meio da tecnologia... Novas demandas que se unem às antigas e por este motivo muitos pais não conseguem lidar com as dificuldades de aprendizagem apresentadas por várias crianças, adolescentes e adultos que se acentuam nesse período de isolamento. Dessa forma, a intervenção online pode auxiliar bastante porque:

EVITA DESLOCAMENTOS DESNECESSÁRIOS – Com o atendimento online ,tudo o que você precisa é de um computador com conexão à Internet e um espaço reservado. FACILITA A COMUNICAÇÃO – É comum que as pessoas que optam pelo atendimento online se surpreendam com a facilidade e comodidade dessa modalidade. HÁ MAIS FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS – Você tem mais opções de horários e pode escolher um que melhor se encaixa na sua rotina atual, sem estresse ou complicações

Arichella Ramos - Neuropsicopedagoga Clínica-Bahia e Raquel Souza Lucero Neuropsicopedagoga Institucional Rio de Janeiro - Equipe Multidisciplinar Renovar e Técnica Lar De Daniel Cristóvão)


Psicopedagogia

Diante de todo esse processo acerca da Pandemia do COVID-19 que assola nosso país e o mundo inteiro, todos estamos encontrando dificuldades na adaptação dessa realidade. Estamos em um período extremamente delicado e é compreensível que as crianças estejam ansiosas, com medo e com vários questionamentos. Nós, como Psicopedagogos, entendemos que a família deve manter uma rotina, pois as crianças não estão de férias. É fundamental orientar os menores sobre o que está acontecendo e porque estão afastados da escola e do convívio de seus familiares. Neste momento, é necessário ter uma rotina que privilegie diversão e disciplina com atividades diferentes, tais como: CULINÁRIA ,CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, JOGOS, etc. Dessa forma, as crianças não ficam saturadas e é uma maneira de aprender brincando.


Em relação à suspensão das aulas presenciais, as escolas optaram pelas virtuais, mas para isso as crianças precisam estar conectadas. Caso não possuam acesso à Internet, o responsável deve criar uma rotina de estudos e auxiliar a criança para que não seja prejudicada no futuro. Sabemos que muitos pais estão trabalhando em casa no regime homeoffice, mas é preciso aproveitar este momento e dar mais atenção aos filhos. Precisamos entender que é um momento de acolhimento, de afetividade e, acima de tudo, de paciência.

(Nanci Sá Freire - Psicopedagoga Equipe Multidisciplinar Renovar e Tecnica Lar De Daniel Cristóvão )


Fonoaudiologia

A atuação fonoaudiológica teve um grande impacto diante dos acontecimentos aos quais fomos submetidos com o surgimento da COVID-19, obrigando a suspensão dos atendimentos presenciais, interrompendo momentos importantes de evolução dos pacientes assistidos. Assim, houve a necessidade de uma adequação de novas formas de intervenção para dar continuidade aos tratamentos. As soluções encontradas foram a realização dos atendimentos virtuais, que no início pareciam uma impossibilidade, mas que a prática nos revelou o contrário, favorecendo uma interação bastante rica com o paciente e seus familiares. Os desafios enfrentados foram determinantes para aumentarem esses vínculos terapia/família. A construção da confiabilidade nesse novo sistema de atendimento online foi gradual dentro das circunstâncias adaptativas oferecendo um atendimento acolhedor e de qualidade, permitindo a família um suporte emocional nesse momento de distanciamento social. A fonoaudiologia vem contribuindo com empenho nessa nova modalidade com criação de novas estratégias, recursos, orientações para atender as necessidades apresentadas, adotando uma linguagem acessível superando as expectativas, permitindo a ofertados estímulos eficazes objetivando um bom resultado terapêutico. Observamos uma boa aceitação das famílias envolvidas dispostas a cooperarem nos esforços para atingirmos os objetivos planejados e amenizarmos as dificuldades nesse momento de pandemia.

(Dayse Lucidi –Fonoaudiologa Equipe Multidisciplinar Renovar e Lar De Daniel Cristóvão)


Psicologia

Logo tudo isto será passado e fará parte de uma história vivida pelas nossas gerações. Que façamos dos dias difíceis um aprendizado sobre a vida e nós mesmos.


Devido à pandemia de COVID-19, nossas atividades sofreram alterações e provocaram a necessidade de adaptações no planejamento feito no início do corrente ano. Mudanças necessárias com o objetivo de auxiliar nossas crianças e seus familiares para o enfrentamento das dificuldades provocadas pela pandemia e pelo isolamento social. Desenvolvemos atividades lúdicas para que as crianças possam expressar as suas emoções e sentimentos por meio de brincadeiras, cozinha e jogos interativos e, assim, proporcionar momentos de descontração e de interação social entre a família.


É de suma importância que as crianças permaneçam em sua rotina de atividades escolares para que não tenham grande impacto no retorno das atividades. Os pais devem estar atentos aos filhos neste período orientando quanto à higiene das mãos e a importância do isolamento social, para que possam entender o motivo pelo qual não estão vendo seus amigos e familiares e não se sintam sozinhos e tristes nesse momento. Aconselhamos que conversem bastante entre si, e busquem compartilhar as suas angústias e pensar de forma positiva.

(Bianca Mendes - Psicóloga Da Equipe Multidisciplinar Renovar e Lar De Daniel Cristóvão)




85 visualizações
Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil