Buscar
  • Alexandre Madruga

COLUNA DA RAQUEL | Ação Social: movimento em prol do próximo, fazer o bem sem olhar a quem


Em tempos difíceis, seja em relação à crise sanitária ou à econômica, me pergunto: de quais maneiras podemos ajudar as pessoas que perderam seus empregos ou que estão em situação de miserabilidade pelo falecimento do provedor do núcleo familiar ou que simplesmente não podem trabalhar para ganhar seu pão de cada dia?


Felizmente, existem muitas ações nesse sentido, porém, diante de mais de 55.000 mortes no país, entendo que, neste momento, há algo a mais a ser feito.


Ajudar é importante e pesquisas científicas apontam que as ações altruístas produzem os chamados "hormônios da felicidade" nos dando sensações de prazer e alegria. Ver o sorriso de uma família, de uma criança quando recebem uma doação é muito gratificante. Participar da vida dessas pessoas mais necessitadas nos faz trabalhar o egoísmo que ainda habita em cada um nós.


Todos podemos ser "heróis" na vida de alguém, mas para tanto precisamos fazer a nossa parte, isto é, temos que agir! Devemos ser solidários, buscarmos a união e nos movimentarmos para auxiliar os necessitados a terem uma realidade menos sofrida, menos desigual. Compartilhar o que se tem com quem não tem é imprescindível neste momento. Igualmente, precisamos cobrar dos governantes para que eles cuidem de seus cidadãos.


Diante do exposto, aproveito para lembrar a todos que programas sociais como Fome Zero e outros menos conhecidos, mas tão importantes como, se empenham todos os dias fazendo campanhas por meio da Internet para a arrecadação de donativos em prol dos mais carentes. Enfrentamos tempos desafiadores e de grande dificuldade econômica e para que estas instituições possam dar continuidade aos seus trabalhos toda ajuda é muito bem-vinda.


Nesse sentido, caso possam, caros leitores, procurem uma Instituição de Caridade, uma Igreja, um Lar Beneficente e ajudem os que necessitam. Lembrem-se que a caridade não reside apenas no auxílio financeiro, mas também na doação de roupas, alimentos e no tempo que podemos dedicar ao nosso próximo.


(Obra Social Fabiano de Cristo, Obra Social Antonio de Aquino, Lar de Daniel Cristóvão, Grupo Condessa Paula, Obra Social Dona Meca, Ação Cristã Vicente Moretti, Instituto Gabriel Dellane, Casa Lar Aura Celeste).






258 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil