• Alexandre Madruga

Chega ao Brasil mais de 200.000 testes rápidos de antígeno para COVID-19

Tecnologia sul-coreana apresenta o resultado em até 8 minutos

A fabricante sul-coreana de soluções inovadoras na área da saúde RapiGEN, entrou no mercado brasileiro com o Kit de Teste Rápido BIOCREDIT COVID-19 Ag para detecção do covid-19. A importação do produto, já com licença da Anvisa e aprovação INCQS/FIOCRUZ, é realizada pela operação Biocredit, que investiu mais de R$ 10 milhões no projeto. Segundo a fabricante, o principal diferencial do teste, em relação ao RT-PCR, é a detecção do vírus em até 8 minutos. Para Darcy Itiberê, responsável pela operação, o principal objetivo do produto é agilizar a retomada da economia e das atividades presenciais com segurança.

"A detecção e a triagem rápidas restringem a proliferação do vírus, porque as pessoas identificadas positivamente pelo nosso teste podem ser isoladas e tratadas imediatamente", afirma.

A RapiGEN atua há mais de 18 anos no desenvolvimento de testes rápidos para o diagnóstico de diversos tipos de vírus (antígenos virais). O BIOCREDIT COVID-19 Ag é o primeiro teste a fazer a detecção do antígeno para a covid-19 usando a tecnologia Black Gold Particle, o que permite uma alta sensibilidade e especificidade. O profissional da área de saúde realiza a coleta de uma amostra nasofaríngea, que é analisada na placa de teste. A interpretação do resultado é simples, semelhante aos testes de gravidez. Em poucos minutos o paciente sabe se está com o vírus. A eficácia é similar à do teste de RT-PCR para a detecção da covid-19. Atualmente, o padrão ouro para a testagem da Covid-19 no Brasil é o RT-PCR, contudo seus resultados saem em no mínimo 48 horas. Ou seja, cada metodologia apresenta vantagens e desvantagens.

"O teste BIOCREDIT COVID-19 Ag é mais barato que o RT-PCR. Não é preciso enviá-lo a um hospital ou laboratório, o que agiliza o processo em regiões carentes", diz Roberta Bevilacqua, farmacêutica-bioquímica e consultora da RapiGEN. "O teste promove ainda maior segurança para os profissionais da área de saúde, que devem ser testados regularmente."
Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil