top of page
  • Foto do escritorPedro Nascimento

Cedae suspendeu produção no Guandu por 10 horas como medida preventiva

A produção da estação voltou a ser normalizada na manhã desta sexta (22)


Como foi informado ontem, a Cedae adotou medidas para melhorar a qualidade da àgua, uma dessas medidas foi a suspensão da produção na Estação de Tratamento de Água (ETA), no Guandu, por 10 horas. Isso ocorreu em função de novas análises da contagem de algas na lagoa próxima à estação. A Cedae adotou o protocolo operacional definido no plano de contingência do Guandu, operando as barragens da captação e paralisando a ETA por algumas horas na noite passada, de maneira preventiva.


A coloração escura e o odor diferente na água, são causadas por uma substância chamada de geosmina, que é liberada de algas que se proliferam nos rios próximos a Estação de Tratamento. Vale lembrar que a substância não é tóxica, portanto não oferece risco à saúde. Sobre a proliferação de algas, a Cedae informou:


Três fatores levam à proliferação de algas nos mananciais: água parada, presença de nutrientes e luz solar. O fenômeno ocorre com maior frequência no verão, exigindo medidas preventivas para manutenção da qualidade da água que sai das estações de tratamento

Imóveis com sistema interno de reserva (cisterna e/ou caixa d’água) não devem sofrer desabastecimento. Em áreas de ponta do sistema (extremidade das redes) e em cotas elevadas o abastecimento pode levar até 48h para normalizar. A Cedae montou esquema especial para atender hospitais e outros serviços essenciais com carros-pipa, caso haja necessidade. A companhia pede que clientes que possuam sistemas de reserva usem água de forma equilibrada e adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo de água.




תגובות


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page