• Alexandre Madruga

Cavalaria da Polícia Militar homenageia PM reformado, morador de Sulacap, que está doente


Na tarde dessa segunda-feira (18), na Praça Mário Saraiva em Sulacap, o Regimento de Cavalaria da Polícia Militar prestou homenagem ao subtenente Jose Carlos Alves Setubal, morador do Jardim Sulacap e que encontra-se acamado em casa. Na cerimônia, esposa do policial recebeu a homenagem na porta de onde moram o casal, junto ao tenente Marcos Brandão (foto).


Segue a texto da homenagem, que foi falado através do sistema de som de uma viatura da PM, no local:

"Ser cavalariano é ser marcado pelo ou para o cavalo. Essa criatura Divina nos cobra, nos exige, para que haja a possibilidade de encontro entre as partes. Empatia, solidariedade, disciplina, lealdade, cuidado, espírito de corpo, resiliência, renúncia, amor são alguns dos atributos compositores da relação do cavalariano com cavalo, com seus pares e com a vida. Observando a marca que o senhor sub Tenente Setúbal deixou no Regimento e em alguns temos a certeza de se tratar de um cavalariano. Trazemos também nosso agradecimento. Cavalaria é uma cultura, um modo de ser que invade o cavalariano e lhe imputa uma necessidade ou um desejo de servir, de cuidar, de pertencer, de renunciar em nome de um ideal, de Amar. É como se o cavalo sintetizasse num corpo só nossas demandas internas, ou as necessidades de nossa alma. A cavalaria, o ser de Cavalaria, nos dá um lugar de Plenitude no sentido de podermos ser aquilo que nos faz feliz. Então se hoje existe um Regimento de Cavalaria, uma cultura de Cavalaria na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, devemos isso aos mais antigos. O Regimento que amamos tem uma história. Ele nasceu e foi muito bem cuidado e preparado até os dias de hoje. Mérito de todos. Dos que hoje estão e de todos aqueles que fazem parte de sua vida e de sua história desde o seu nascimento até os dias de hoje".


O subtenente Setubal está reformado e foi instrutor do Centro de Formação de Praças (CFAP) por muitos anos. "Em nome do coronel Menezes e Major Hugo, Comandante sub comandante do Regimento de Polícia Montada, em nome de tudo nosso efetivo deixamos aqui o nosso agradecimento reconhecimento, carinho, saudações cavalarianas e a nossa melhor homenagem", finalizou o oficial que no final foi aplaudido pelos moradores presentes.

Dois policiais que serviram com subtenente Setubal contaram um pouco sobre ele.


"Conheci o sargento Setubal em 2001, na 1ª Cia. do Cfap. Ele era responsável por receber os inúmeros recrutas que entravam na PM. Policial rígido no quesito disciplinar (aliás por se tratar de uma escola militar, assim o deve ser), mas um ser humano com um coração enorme. Sempre bem humorado e pronto a nos ajudar dentro do possível" - Eduardo de Castro, 42 anos, morador de Sulacap e ex-policial militar.


"Em cada momento vivido uma verdade vamos encontrar Em cada fato esquecido uma certeza nos fará lembrar Em cada minuto passado mais um caminho que se descobriu Em cada soldado tombado Mais um sol que nasce no céu do Brasil Aqui nós todos aprendemos a viver demonstrando valor, pois o nosso ideal é algo que nem todos podem entender na luta contra o mal!. Com esse hino peço a permissão para falar do então amigo, superior hierárquico e chefe Setúbal. As pessoas passam pelos nossos caminhos e deixam vastas recordações. Tive a satisfação e o prazer de passar pelo então Sgt Setúbal. Ao mesmo tempo que cobrava ele ajudava e ensinava, mesmo que sofresse algumas penalidades, a tão famosa tabuada. Te desejo uma grande Vitória e que tao logo esteja com a gente novamente" - 2ºSgt Galvão, 45 anos e morador de Sulacap.




Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil