top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Campo dos Afonsos, na Zona Oeste, tem banco de sangue para qualquer doador disponível

Hospital militar é aberto para civis doarem até em nome de alguém que precise de sangue

Não é de hoje que eu doo sangue. Comecei a doar em 2009, quando fiz uma matéria para uma TV. Essa matéria estará no final desse artigo, junto com outra matéria que já fiz pelo Sulacap News anos atrás. Eu doava no HemoRio, no Centro do Rio, mas quando descobri que o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) também recebia doação de civis, optei por doar nele, que é muito mais perto da minha casa.

A única desvantagem é o horário que o HAAF funciona, de segunda a sexta das 07:30h às 11:30h, mas se você se agendar direitinho, consegue fazer a doação, pois ela dá o dia de folga para quem doar. Logo, o horário acaba nem sendo problema. Conversa com patrão para doar sempre a cada 60 dias (isso varia entre homens e mulheres), que além de ajudar a salvar vidas é bom "reciclar" o sangue. O banco de sangue do HAAF atende a Força Aérea Brasileira e qualquer outra unidade hospitalar pública ou particular. Os hemocentros do Rio estão integrados e sempre falam entre si quando aparece uma necessidade. Ou seja, sua doação no HAAF pode salvar até três vidas.

E como um bom exemplo, você consegue convencer outras pessoas ou familiares. No meu caso, meu filho de 20 anos passou a doar comigo dentro da minha rotina (foto acima). O banco de sangue agradece, claro.

Para doar basta ter mais que 50kg, entre 16 e 69 anos de idade, estar bem de saúde, descansado e alimentado. Não vá de jejum, alimentação é fundamental para a doação. Doar sangue é uma atitude de solidariedade, não dói, nem não faz mal. É um processo rápido e simples. Quer saber mais e até agendar sua doação, ligue e busque informações para fazer a doação no HAAF pelos telefones 3289-6763 e 3289-6859.

O HAAF fica na estrada Marechal Fontenelle 1628 – Campo dos Afonsos. As linhas 745 e 917 passam em frente ao hospital, que tem estacionamento gratuito.

Matéria que fiz em 2009:

Matéria pelo Sulacap News em 2017:

 

Torne-se um doar por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:



Kommentare


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page