• Alexandre Madruga

Campanha educativa alerta para o descarte incorreto de máscaras e

No Dia Mundial da Limpeza, ONG Greenfinity Foundation faz campanha educativa de sustentabilidade e alerta sobre novo tipo de poluição causada pelo descarte incorreto de objetos de proteção individual

No próximo dia 19 é o Dia Mundial da Limpeza e a Greenfinity Foundation, instituição sem fins lucrativos e que se dedica a apoiar projetos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, está promovendo campanhas educativas e de conscientização, com dicas para as pessoas fazerem sua parte, mesmo dentro de casa, ajudando a preservar o meio ambiente. Em todos os anos, desde 2011, a Greenfinity Foundation faz ações voluntárias em parques, praças e praias de todo o mundo para rememorar a data e a importância do descarte correto do lixo. No Brasil, a ONG realiza essas ações em parceria com o Instituto Limpa Brasil, porém, neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a ONG precisou mudar o formato e reformular suas ações. Apesar do isolamento social ter colaborado, em partes, com a preservação do meio ambiente, por outro lado, a pandemia trouxe um novo tipo de poluição, causado pelo descarte incorreto e em larga escala de objetos de higiene descartáveis ou EPIs (equipamento de proteção individual), como as máscaras, luvas e embalagens de álcool em gel e outros produtos. Esses materiais já foram encontrados até mesmo nos mares, por mergulhadores e pesquisadores. De acordo com Roberto Freire, CEO Américas da myWorld-- operadora da Cashback World no Brasil, apoiadora da Greenfinity Foundation, este novo tipo de poluição é uma grande preocupação e a data é uma oportunidade de mostrar que todos podem contribuir.

"Mesmo dentro de casa, a Greenfinity Foundation mostra e ensina como podemos contribuir com o meio ambiente realizando simples ações, todos os dias, que fazem toda a diferença para o mundo. Além de que, a campanha tem o papel educativo, fundamental, para muitas pessoas que não sabem como descartar corretamente suas máscaras e outros objetos que passaram a ser mais utilizados, por conta da pandemia", finaliza.

Para alertar sobre a conscientização da importância da redução no uso de plástico e o correto descarte desses materiais, juntamente com o mote de começar a agir localmente, fazendo a sua parte dentro de casa, a Greenfinity Foundation criou uma campanha em vídeo com dicas para as pessoas colocarem em prática dentro de casa, com pequenas ações para ajudar a não poluir ainda mais o planeta e evitar a destruição do ecossistema, são elas: Use máscara facial reutilizável, ou seja, máscara feitas de materiais que podem ser lavados e utilizados novamente; Não jogue máscaras, luvas, lenços e outros resíduos médicos nas lixeiras convencionais. Qualquer objeto que possa ter entrado em contato com o vírus da COVID-19 deve ser ensacado e lacrado antes de ser descartado no lixo; Não utilize panos de limpeza descartáveis em casa. Ao invés disso, opte por sprays higiênicos que você pode aplicar em panos de tecidos laváveis, ajudando a não acumular mais lixo no meio ambiente; Use copos e garrafas reutilizáveis e evite comprar garrafas de plástico; Ao pedir comida para viagem ou delivery, peça ao restaurante para não enviar talheres de plástico ou guardanapos. Em vez disso, use seus próprios utensílios de casa; Recicle toda a embalagem que você receber de encomendas ou delivery. Para as compras online, as caixas de papelão são recicláveis; Opte por refeições com mais vegetais e produtos orgânicos e procure reduzir o consumo de carne e laticínios. Uma dieta verde ajuda a salvar vidas de animais, protege o meio ambiente e mantém você saudável;

Iniciativas de limpeza do meio ambiente em locais próximos a sua casa são uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente; participe. Para fazer isso de forma segura, use luvas, máscara e um equipamento portátil individual para a coleta. O vídeo da campanha pode ser visto aqui.


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil