Bota segura a pressão, não sai do zero com o Guaraní e se classifica na Sul-Americana
Alvinegro poupa praticamente todos os titulares, joga para o gasto e se classifica na competição internacional
Na noite desta quarta-feira (09), o Botafogo foi até o Paraguai para enfrentar o Guaraní-PAR em jogo válido pelas oitavas de final da copa sul-americana. Por ter vencido o primeiro jogo no Rio de Janeiro por 2x1, o Glorioso poderia até empatar no jogo de volta que mesmo assim sairia do Paraguai classificado.
Com a prioridade clara no campeonato brasileiro, o treinador Bruno Lage, poupou praticamente todos os titulares do jogo desta noite, decisão muito arriscada, visto que no jogo de ida a vantagem construída pelo Glorioso foi pequena, somente um gol de diferença. Porém, como o calendário brasileiro é desumano, tem que ser tomadas decisões arriscadas, por mais que pudesse botar em risco a classificação, não poderia forçar jogadores que não tinham condições de jogo.
E deu tudo muito certo, melhor impossível. Mesmo repleto de reservas, o Alvinegro conseguiu segurar o placar em 0x0 e voltar do Paraguai classificado. Objetivo concluído e os principais jogadores poupados, não podia ser melhor. Dinheiro na conta, mais um passo concluído rumo ao bicampeonato sul-americano e os principais jogadores descansados, o jogo até foi um pouco perigoso, mas valeu o risco.
Sobre o jogo, foi cadenciado e controlado pelo Botafogo desde o início, o Guaraní tomou a iniciativa, o que era natural por precisar do resultado e mesmo repleto de reservas, o Botafogo controlou bem a situação. Somente no fim do primeiro tempo, que os paraguaios tiveram uma chance clara de gol, em um chute na trave, porém foi um lance esporádico.
No segundo tempo, a tônica foi mais ou menos a mesma, jogo extremamente controlado, embora perigoso, pois um gol do Guaraní levaria a decisão para os pênaltis. Quanto mais o tempo ia passando, o Botafogo tinha mais chances em contra-ataques, devido ao time paraguaio se expor por precisar do resultado. Talvez a única coisa no Botafogo que hoje tem que ser criticada, foi a quantidade de chances perdidas que poderiam matar a classificação, faltou concentração e capricho.
A única chance clara de gol do Guaraní no segundo tempo, foi já aos 45 minutos, quando o arqueiro Alvinegro Gatito Fernández garantiu o zero no placar e a classificação dos cariocas para as quartas de final da competição. Até aqui na copa sul-americana, o Botafogo “empurrou com a barriga” jogando vários jogos com reservas e em muitos deles de forma completamente desconcentrado. A partir de agora acabou isso, ou joga igual no brasileirão extremamente focado, ou a chance de ser eliminado vai ser muito grande.
Agora, faltam somente 5 jogos para o título, não é hora mais de poupar, até porque o jogo das quartas de final contra o Defensa Y Justicia, tende a ser muito mais complicado que o confronto diante do Guaraní. O que podia ser feito para preservar os atletas já foi feito, agora é ir com força máxima para tentar buscar os dois títulos.
O Botafogo volta a campo já no próximo sábado, quando recebe o Internacional no Nilton Santos em jogo válido pela décima nona rodada do brasileirão, pela copa sul-americana, o adversário será o Defensa Y Justicia da Argentina, a data do confronto ainda não foi definida.
Imagens: Vítor Silva/BFR
E-mail para contato: leogomessilva0@gmail.com
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Telegram: https://t.me/sulacap
Opmerkingen