• Alexandre Madruga

“Blitz da Vida” fiscaliza cumprimento de medidas contra coronavírus em Madureira

Ação contra a pandemia vistoriou mais de 100 pontos comerciais

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realizou nesta segunda-feira (14), a operação “Blitz da Vida” em Madureira. Com a participação de diversos órgãos municipais, o projeto alia ordenamento urbano e outras medidas preventivas de combate à pandemia de Covid-19. Esta é a nona semana de ações conjuntas da “Blitz” na cidade, totalizando até agora 1,6 mil fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais e ambulantes, e 785 abordagens a pessoas em situação de rua, com 212 acolhimentos.


As ações conjuntas são planejadas pela Subsecretaria de Operação (Subop) da Seop e contam, de acordo com a necessidade operacional, com efetivos da Guarda Municipal, e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), Especial de Transporte Complementar (CETC) e de Cuidado e Prevenção às Drogas (CPD), ligadas à pasta; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano (da Secretaria Municipal de Fazenda); Subsecretaria de Vigilância Sanitária (da Secretaria Municipal de Saúde); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; Comlurb; Cedae; Light; Rioluz; e Polícia Militar.

Em oito semanas, de 21/07 a 11/09, a “Blitz da Vida” já resultou em 1.636 fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais (770) e ambulantes (866), e 785 abordagens a pessoas em situação de rua, com 212 acolhimentos. A força-tarefa contabiliza mais de 440 multas de trânsito por diversas irregularidades, com 194 veículos removidos por estacionamento irregular; e retirada de mais de 40 toneladas de resíduos sólidos. O levantamento corresponde à atuação em dez bairros: Centro, Copacabana, Ipanema, Leblon, Campo Grande, Santa Cruz, Tijuca, Freguesia de Jacarepaguá, Taquara e Praça Seca.


Desde o início das ações de combate à pandemia, em 18 de março, a Seop integrou mais de 593 operações conjuntas em toda a cidade. Até 12 de setembro, foram fiscalizados 38.759 estabelecimentos, com 28.090 pontos comerciais fechados. Além disso, foram atendidas 11.364 ocorrências pelo Disk Aglomeração, que funciona desde 31 de março com base em chamados à Central 1746.

15 visualizações
Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil