Buscar
  • Alexandre Madruga

Bares de Jardim Sulacap, Marechal e Padre Miguel são multados pela Prefeitura no final de semana

Vários estabelecimentos foram infracionados por permitir aglomerações, irregularidades sanitárias e música ao vivo

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizou, neste fim de semana, ações noturnas integradas para verificar denúncias de eventos irregulares com aglomerações em 24 estabelecimentos (bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos), nas zonas Norte e Oeste. Deste total, nove estabelecimentos foram infracionados pela Secretaria Municipal de Fazenda, oito multados pela Guarda Municipal por permitir aglomerações e três autuados por irregularidades sanitárias pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária. As operações também registraram 25 multas por estacionamento irregular com quatro veículos removidos.


Fiscais da Subsecretaria de Vigilância Sanitária (ViSa) estiveram no Bar Pérola de Sulacap, na noite de sábado (22/08), e flagraram aglomeração, desrespeito às Regras de Ouro e a execução de música ao vivo. O estabelecimento foi multado em R$ 2.698,02. Segundo a ViSa, caso seja constatada reincidência, o valor da multa pode dobrar e o local poderá ser interditado.


Entre outros bairros que receberam as equipes, Bangu (11 estabelecimentos) e Barra da Tijuca (6 estabelecimentos) foram os locais com maior quantidade de inspeções. Além dessas localidades, a força-tarefa passou por Olaria, Méier, Marechal Hermes, Padre Miguel, Campo Grande, Recreio dos Bandeirantes, Vila da Penha, Ilha do Governador e Guaratiba, nas noites de sexta (dia 21) a domingo (23). O roteiro das ações é feito com base em denúncias que chegam via Central 1746 e levantamento de festas anunciadas nas redes sociais.


Desde o início das ações de combate à pandemia, em 18 de março, a Seop já integrou mais de 475 operações conjuntas em toda a cidade. Até o momento, foram fiscalizados 38.526 estabelecimentos. Além disso, foram atendidas 11.251 ocorrências pelo Disk Aglomeração, que funciona com base em chamados ao 1746.


As ações contam, de acordo com a necessidade operacional, com efetivos da Guarda Municipal, e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), Especial de Transporte Complementar (CETC) e de Cuidado e Prevenção às Drogas (CPD), todas ligadas à pasta; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano (da Secretaria Municipal de Fazenda); Subsecretaria de Vigilância Sanitária (da Secretaria Municipal de Saúde); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; Comlurb; e Polícia Militar.


Desde o dia 1º de agosto, o Rio está na fase 5 dos protocolos de flexibilização e as Regras de Ouro, quando bares devem ter apenas 50% de ocupação mantendo afastamento social e músicas ao vivo seguem proibidas.

1,509 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil