Após tragédia de 2020, Rio Piraquara em Realengo terá melhorias de drenagem e limpeza
Prefeitura esteve no local no início de junho e prometeu intervenção no local
Em março de 2020, Realengo foi um dos que mais sofreu com enchentes, devido o forte temporal que caiu no Rio. Casas foram invadidas pela água, móveis destruídos e carros pararam dentro do Rio Piraquara, que corta o bairro. Dois anos depois, no início de junho, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson José dos Santos, visitaram a esquina da Rua Açu com Rua Guarani, para planejar iniciativas que impeçam a repetição da tragédia.
Segundo um morador que pediu para não ser identificado, apesar da promessa das autoridades, até o momento, nenhuma intervenção foi planejada ou divulgada.
"Aqui transborda com qualquer chuva e inunda as casas de todos. Em 2020, perdemos quase tudo. A água chegou quase dois metros de altura. Esse rio (Piraquara) passa atrás do trecho mais critico, que é nessa esquina. O Prefeito esteve há dias atrás e esta ciente da situação caótica que vivemos aqui. Esse é o trecho caótico é a única saída de água da chuva para mais de seis ruas do quarteirão todo, galera sofre demais lá porque a agua sobe muito,o rio esta totalmente assoriado. Era um rio, agora virou uma vala e essas casas ao lado estão um perigo".
A prefeitura informou que programou para próxima semana os serviços de limpeza no Rio Piraquara, no trecho entre a Rua Francisco Prado e a Cachoeira do Barata, em Realengo, mas ressaltou que as margens de proteção do canal, onde não é permitido construir, estão ocupadas e isso dificulta os serviços com maquinário.
"A Fundação Rio-Águas também fará uma avaliação indicando melhorias para o sistema de drenagem do local", informou por nota.
Segundo a assessoria da Subprefeitura da Zona Oeste, existe uma construção irregular que passa por cima do Rio Piraquara, que já foi notificada para remoção.
"Assim que for removida, vão iniciar com o serviço de drenagem", informou a Subprefeitura.
Confiram imagens da tragédia de março de 2020:
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Telegram: https://t.me/sulacap
留言