top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Ao colher sua horta não esqueça de distribuir parte das cenouras

Por Valcir Ramos


Atualmente é inconcebível você imaginar um empresário que não entenda o quanto é importante separar uma parte da “colheita” (algumas cenouras) para dividir com sua equipe de “trabalhadores da terra”.

A melhor forma de você manter a sua equipe motivada é colocar na frente de cada um uma “cenourinha” para que eles corram atrás. Cuidado com o cunho pejorativo. Essa relação deve ser mantida com todo respeito.

É muito fácil. Na hora de “planejar sua horta” você deve definir e comunicar a seus funcionários os investimentos necessários e quais os objetivos da “colheita”.

Para tanto transparência é fundamental.

Seus colaboradores devem tomar conhecimento do quanto você investirá na compra de sementes, adubos, herbicidas, roçadeiras, semeadeiras, colheitadeiras, demais ferramentas e maquinários para o cultivo.

Da mesma forma você deve definir e divulgar o quanto espera colher ao final da safra.

Outra divulgação importante éa quantidade de caixas de cenouras e como serão os critérios de rateio para a distribuição das mesmas aos que participarem do sucesso ao final da safra.

Logo, se seu intuito é investir “X” paracolher 10 cxs de tomate, 15 cxs de quiabo, 28 cxs de cebola, 38 cxs de batata e 48 cxs de cenouras, antes mesmo de iniciar o plantio o seu pessoal deve tomar conhecimento desses números e, também, que eles terão 8cxs de cenouras para dividirem entre si, conforme critérios previamente definidos, se  os resultados esperados efetivamente forem alcançados.

O importante é a relação de credibilidade que deve haver entre você e sua equipe. Todos os objetivos finais assim como os critérios de apuração dos resultados devem ser claros, realistas, atingíveis e, logicamente, mensuráveis.

Seja justo, se você comprou somente sementes de chuchu não queira exigir a colheita de morangos e pêssegos. Se você só dispõe de uma área equivalente ao de um campo de futebol não queira exigir a produção de uma grande fazenda.

Fundamental: Na hora de planejar os investimentos e projetar a colheita inclua, pelo menos, alguns dos representantes desses agricultores nessa discussão. Isso fará com que fiquem mais comprometidos, se sintam importantes e responsáveis pelo sucesso da safra.

Pense nisso.

Visite o site www.vramosconsultoria.com.br. Cada um deve cuidar da sua “terra”. Logo, cuide você do seu negócio já que é o especialista no que faz. Não entendemos de agricultura mas entendemos de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E MOTIVAÇÃO DE PESSOAL e nisso conseguiremos auxiliá-lo. Consulte-nos.

ความคิดเห็น


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page