top of page
Foto do escritorAlexandre Madruga

Amanhã (11), começa terceira fase da vacinação contra gripe da Prefeitura do Rio


População poderá se vacinar em 233 unidades municipais de saúde, dois postos do Detran e 18 farmácias

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início nesta segunda-feira, 11 de maio, à terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os públicos-alvo desta última etapa são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz) até 45 dias do nascimento do bebê. A partir do dia 18/05, adultos de 55 a 59 anos e professoras de escolas públicas e privadas também poderão tomar a vacina.

Locais de vacinação:

Unidades de Saúde - A vacinação será oferecida nas 233 clínicas da família e centros municipais de saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta e nas unidades que funcionam aos sábados até as 12h.

Detran – Dois postos do Detran, o da Barra da Tijuca e o de Campo Grande, vão funcionar em sistema de drive thru, mas apenas de 11 a 15 de maio, no horário das 9h às 14h.

Farmácias -A Secretaria Municipal de Saúde também firmou parceria com 4 redes de farmácias – A Nossa Drogaria, Drogarias Pacheco, Venâncio e Farmácia do Leme -, que disponibilizarão 18 endereços para vacinação exclusiva de gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. A vacinação nas farmácias acontecerá das 10h às 16h. Veja aqui as farmácias participantes: https://bit.ly/RelacaoFarmacia3Etapa

Outra estratégias para bater a meta da segunda etapa

Enquanto a primeira fase de vacinação contra a gripe, dirigida a idosos e profissionais de saúde, bateu recordes de adesão logo nos primeiros dias, a cobertura vacinal dos públicos da segunda fase ficou abaixo do esperado. Da meta de 404 mil pessoas a serem imunizadas, 184 mil compareceram aos postos, perfazendo pouco mais de 45% de cobertura. Na primeira fase, a cobertura foi de 99,2%. Por isso a SMS criou ações especiais dirigidas a algumas categorias, como caminhoneiros, profissionais de salvamento e segurança e doentes crônicos.

Caminhoneiros -Nos dias 14 e 15 de maio, a SMS vai oferecer a vacina em duas unidades do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), localizadas em Deodoro e em Paciência, na Zona Oeste do Rio. O horário de vacinação é das 9h às 15h. O objetivo da parceria é vacinar 600 caminhoneiros nos dois dias da ação. A cobertura de vacinação da categoria até o momento é de pouco mais de 10%.

Guardas municipais - Os grupamentos da Guarda Municipal de São Cristóvão, Tijuca, Bangu, Barra e Praça Seca também vão oferecer a vacina contra a gripe, mas exclusivamente aos guardas da Prefeitura do Rio.

Total de vacinados e período da campanha

A meta é imunizar 1 milhão de pessoas nestes grupos prioritários na terceira etapa. Até o momento, 1.340.216 de pessoas já foram vacinadas.


A campanha começou no dia 23 de março e vai até 6 de junho.

Quais são as doenças crônicas não transmissíveis?

Doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade e pessoas com trissomia ou transplantadas.

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page