• Alexandre Madruga

A visita de Getúlio Vargas a Escola de Recrutas em 1951, hoje CFAP no Jardim Sulacap


No início do último governo de Getúlio Vargas, o Rio de Janeiro ainda era capital federal e ficava no Palácio do Catete. Na época, a Polícia Militar do Rio de Janeiro, representava a capital do Brasil e Getúlio gostava de marcar presença em solenidades militares, como a que ocorreu em 13/05/1951 com diversas atividades, desde apresentação dos recrutas em esportes olímpicos até solenidades, sempre com presença de autoridades e populares convidados, assim como familiares. Acompanharam o presidente na comemoração ao 142º aniversário da Polícia Militar, na época Escola de Recrutas ainda no Campo dos Afonsos, Francisco Negrão de Lima, ministro da Justiça e Ciro do Espírito Santo Cardoso, chefe do Gabinete militar da Presidência da República. O local ainda era no bairro do Campo dos Afonsos, pois Jardim Sulacap somente seria construído poucos anos depois.


Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - Antiga Escola de Recrutas, no ano de 1963, pelo Decreto nº. 030 de 16 de janeiro do mesmo ano, transformou-se no Centro de Instrução 31 de Voluntários, em homenagem aos nossos soldados do Trigésimo Primeiro Corpo de Voluntários da Pátria, que participaram da Guerra do Paraguai contra Solano Lopez, de 1865 a 1870. Em 26 de junho de 1967, através do Decreto nº. 880, tornou-se o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – 31 de Voluntários.


Confiram as imagens do evento que ocorreu há 69 anos. As fotos pertencem ao acervo do Arquivo Nacional.


























Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil