• Alexandre Madruga

A importância do entretenimento durante a pandemia


Da cama para o banheiro, do banheiro para a cozinha, da cozinha para a mesa e da mesa para o sofá. Nos últimos meses, essa tem sido a realidade da maioria da população mundial por conta do isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. Levantamentos recentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apontam que o número decasos de pessoas com ansiedade aumentou em 80% desde o início da quarentena. Já os casos de depressão beiram os 100%.


Ainda segundo o estudo, mulheres têm uma propensão ainda maior de apresentarem casos depressivos e de ansiedade durante a quarentena do que os homens. Dentre os fatores que agravam o quadro, estão a necessidade de sair de casa, o sedentarismo e a ausência de acompanhamento psicológico.necessidade de sair de casa, o sedentarismo e a ausência de acompanhamento psicológico.


Diante desse cenário, é possível identificar uma mudança muito brusca no comportamento da população para cuidar tanto da saúde mental quanto driblar o tédio e encontrar alternativas para restabelecer e ressignificar o capital cultural dentro de casa. Um bom exemplo disso é o crescimento estrondoso no número de assinantes em plataformas de streaming, sejam elas de filmes e séries, jogos ou até mesmo de música.


Outro fenômeno tem sido as lives, que vieram para substituir os tão concorridos e lotados shows, permitindo que você assista um espetáculo musical com seu artista favorito sem sair de casa. Além de entreter, a modalidade também veio com o propósito social de arrecadar fundos para entidades e ONGs que estão atuando, de alguma forma, na linha de frente durante a pandemia.


De acordo com Milene Rosenthal, psicóloga e CEO daTelavita,plataforma que conecta pacientes a profissionais da psicoterapia de todo País, investir no entretenimento cultural tem sido fundamental neste momento. "Aproveitar o momento em casa para zerar a lista de filmes e séries que estavam pendentes, terminar o livro de cabeceira ou, até mesmo, descobrir hobbies por meio de tutoriais e lives, tem sido uma das melhores ferramentas para cuidar da saúde mental das pessoas. Isso porque esses mecanismos vêm como uma maneira de distrair a mente e proporcionar mais leveza aos dias de confinamento", ressalta Milene.


Por isso, algumas empresas têm investido em alternativas e tecnologias para ajudar na manutenção do bem-estar emocional e mental da população, como é o caso daSambaTech.A empresa, que é referência em vídeos online e oferece tecnologia para as transmissões ao vivo voltadas para empresas e artistas, disponibiliza canal personalizado, equipamentos de gravação e o armazenamento das lives. Assim, os conteúdos ser customizados de acordo com a necessidade de cada um.


Assim como aVOCS,produtora audiovisual referência em transmissões ao vivo, que acumula um track record de mais de 2,5 milhões de horas ao vivo em produções realizadas no Brasil, LATAM e Europa. Além da tecnologia e dos produtos proprietários para viabilizar projetos corporativos, a empresa também possui parcerias (live partner) com as principais plataformas sociais (Facebook e Instagram, Youtube, Twitter e Linkedin) para criação de produções de social broadcast para o mercado publicitário e de entretenimento.


Com famílias e crianças como público-alvo, a rede de franquia de pelúcias personalizáveisCriamigosestá usando suas mídias sociais para promover lives com dicas de brincadeiras e atividades para fazer com os pequenos durante o confinamento. Por meio da plataforma do Instagram, os mascotes da empresa Lilica e Pedro Pudim têm reunido a criançada ao menos duas vezes por semana e promovido coreografias, oficinas de artes e de desenhos, desafios simples e outras ações para entreter e manter a saúde física e mental de seus seguidores.


Os filmes e séries também não podem faltar quando a gente fala de entretenimento. Para que a escolha do que assistir seja mais rápida e assertiva, aMateRate,startup acelerada pelo programaInovAtivaBrasil,oferece recomendações personalizadas para as principais plataformas de streaming. Para utilizar, basta o usuário selecionar as ferramentas que utiliza para a sessão de cinema em casa identificar quais são os filmes e séries preferidos (e os que não quer assistir) que a MateRate fornece uma lista com algumas opções que possivelmente vão agradá-lo.

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil