• Alexandre Madruga

6 dicas de como poupar dinheiro mesmo com a renda reduzida

Especialista afirma que o ideal é primeiro fazer um diagnóstico da sua situação financeira

Em 2020, com a série de ajustes que a economia vem enfrentando, grande parte da população não está conseguindo manter as finanças organizadas e nem economizar. Segundo dados de um levantamento realizado pela QuiteJá, plataforma de renegociação de dívidas, durante a pandemia, 52% dos brasileiros tiveram sua renda mensal reduzida. De acordo com Luiz Henrique Garcia, CEO da fintech, neste momento delicado o primeiro passo a ser feito para poupar dinheiro é colocar na ponta do lápis a sua atual situação financeira.

"É necessário fazer um diagnóstico para identificar toda a sua renda mensal. Registre todos os seus gastos. Classifique suas despesas em fixas e variáveis. Defina seus objetivos e o destino de cada valor. Atitudes como essas poderão ajudar você a poupar o dinheiro", explica.

Para auxiliar no assunto, o executivo listou seis dicas que podem ser úteis: • Faça um planejamento financeiro: O primeiro passo é criar um planejamento financeiro sólido. Dois recursos são eficazes nessa hora: uma planilha de gastos e um aplicativo de gestão financeira. O importante é que você registre todas as despesas. Ao mapear os seus gastos, você adquire uma visão certeira dos hábitos financeiros.

• Separe o dinheiro a ser poupado logo que receber o salário: Dessa forma você não corre o risco de esperar sobrar um valor. Ao cultivar o hábito de guardar o dinheiro logo no início do mês, fica até mais fácil gastar menos, afinal, você vai ver no extrato da sua conta bancária que tem menos dinheiro ali que o de costume.

• Faça compras à vista: o cartão de crédito é uma forma de pagamento e não um tipo de gasto. A falta de controle e também de conhecimento, acaba por fazer com que muita gente opte por trocar a culpa de gastar sem controle, pelo discurso de vitimização em cima dos juros do cartão. Portanto, prefira compras à vista.

• Não permita o acúmulo de dívidas: quanto mais você evitar os juros, mas sucesso terá na sua vida financeira. Isso significa pagar as contas sempre em dia, ficar longe de cartão de crédito, cheque especial e, até mesmo evitar grandes parcelamentos.

• Elimine gastos desnecessários: A partir do mapeamento dos seus gastos, é imprescindível cortar as despesas supérfluas. Para isso, primeiro é importante considerar quais são os gastos não essenciais que você tem no dia a dia. Também é crucial entender quais são as suas prioridades: gastos que não podem ser eliminados, como água, luz, telefone, mensalidade de um curso e transporte, por exemplo.

• Pesquise o menor preço: Com a internet, é fácil pesquisar pelo item que você deseja comprar para analisar qual loja oferece o melhor preço. Muitas vezes, comprar online sai até mais barato, e você pode encontrar promoções.

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil