• Alexandre Madruga

Vigilância Sanitária inicia a agenda 2020 de capacitação gratuita


São 40 opções com novidades como o curso para profissionais de unidades de alimentação e nutrição de hospitais particulares

O curso de higiene para profissionais das unidades de alimentação e nutrição (UAN) de hospitais particulares é uma das novidades da Agenda 2020 de capacitação gratuita da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio. São quase 40 opções oferecidas pelo programa Vigilância em Curso, que tem como carro-chefe a manipulação de alimentos, obrigatória a todos os que trabalham no segmento, de acordo com a Lei 1.662, de 1991. Mas há também qualificações para para áreas de saúde (como clínicas, consultórios e farmácias), embelezamento (manicures, massagistas, barbearias, tatuadores e piercers, entre outros) e zoonoses, como clínicas veterinárias e pets. As capacitações duram, em média, três horas, com a grade disponível em https://bit.ly/38wF3ob.

Este ano, a maioria das aulas já acontece no auditório da nova sede da Superintendência de Educação (Sipe), na Rua Maria Eugênia, 148, no Humaitá, Zona Sul do Rio, que tem capacidade para até 70 lugares. Mas os cursos realizados nos espaços descentralizados, como o Poupa Tempo do Bangu Shopping, na Zona Oeste, foram mantidos. Confira abaixo o calendário de janeiro. Os interessados em qualquer atividade devem a inscrição pelo e-mail geducavisa@gmail.com.

- A mudança da sede da Sipe para o Humaitá faz parte das medidas que estamos adotando para ampliar nossos serviços. Um deles é justamente a capacitação. E já trabalhamos para implantar o EAD (Ensino a Distância) ainda este ano - adianta o médico-veterinário Flávio Graça, superintendente de Educação da Vigilância.

Os cursos são ministrados por servidores com experiência em cada área, sendo que os profissionais treinados em higiene na manipulação de alimentos e em boas práticas sanitárias de embelezamento recebem uma carteira oficial da capacitação. Já os alunos das demais turmas têm direito a certificado de participação.

As ações educativas estão entre as prioridades da Vigilância que, nos últimos três anos, qualificou quase 60 mil pessoas. Em 2019, o número de cursos chegou a 36, com um aumento expressivo da capacitação de trabalhadores das áreas de produtos relacionados à saúde humana e animal, com novidades como farmácias de manipulação, controle de vetores e pragas urbanas e o de adequação de servidores ao primeiro Código Sanitário do Município, implantado no ano passado.

Nos espaços descentralizados

Veja a Agenda 2020 para os cursos de boas práticas sanitárias em estética e embelezamento (cabeleireiros, manicures e esteticista, entre outros), sempre das 9h às 12h.

Madureira (Rua Manoel Martins, 53)

Higiene e Manipulação de Alimentos

Dia 31 de janeiro

Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento

Dia 10 de fevereiro

Barra da Tijuca (Avenida Ayrton Senna, 2.001, Bloco C)

Higiene e Manipulação de Alimentos

Dia 29 de janeiro

Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento

28 de janeiro

Complexo Zona Oeste (Poupa Tempo, Bangu Shopping)

Higiene e Manipulação de Alimentos

Dia 31 de janeiro


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil