© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

  • Alexandre Madruga

Comparativos de preços do Procon Estadual, indica variação significativa nos produtos natalinos. Con


Autarquia dá dicas para compras das Ceias de Final de Ano

A Equipe de Estudos e Pesquisas do PROCON RJ, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, realizou levantamento de preços de produtos que compõem a Ceia de Natal. Foram pesquisados diversos tipos de produtos, entre eles: azeite, cereais, carnes congeladas, bombons, conservas, frutas em caldas e secas, panetone, chocotone, farofas prontas e frutos do mar. Foram coletados preços de produtos de marcas diversas em cinco áreas do Estado do RJ (Zona Oeste, Zona Sul, Baixada Fluminense, Zona Norte e Centro).

A pesquisa foi feita do dia 03 ao dia 11 de dezembro 2019 em 14 supermercados. O trabalho foi realizado por meio de coleta de preços presencial pela equipe, com o objetivo de oferecer ao consumidor uma referência de preços para a ceia de natal por região. Importante ressaltar que alguns produtos de mesma marca, peso e volume, tiveram variação de preços entre mercados diferentes na mesma região.

Nos estabelecimentos da Zona Norte, o pacote de lentilhas de 500 gramas teve uma variação de 45,40%. Na Zona Sul, o chocotone sofreu uma variação de preço de 33,34%. No Centro, uma das maiores variações foi da ameixa seca, 25,67% e, na Zona Oeste, foi a castanha de caju que teve a maior variação de valor: 25,84%. Na Baixada houve uma menor diferença entre os preços, mas o presunto Tender bolinha chegou a ter uma diferenciação de mais de 18%. As listas completas com os produtos pesquisados encontram-se nos links abaixo.

Ressaltamos que o Procon-RJ não se responsabiliza pelos preços informados, que refletem o valor praticado no momento da coleta. Estes podem sofrer variações para mais ou para menos, já que tais produtos não são tabelados. Os resultados da pesquisa não podem ser utilizados para fins publicitários.

Dicas para o consumidor:

· Antes de ir às compras, planeje o cardápio da ceia de Natal que irá servir, listando todos os produtos. Isso evita compras desnecessárias e por impulso.

· Leia as embalagens e rótulos dos produtos, observe as características, condições de conservação e as informações nutricionais e principalmente a data de validade.

· Promoções divulgadas pelos estabelecimentos comerciais devem ser cumpridas, por isso é importante guardar os folhetos e anúncios que comprovem as ofertas.

Clique nos links abaixo, para verificar as planilhas de cesta de Natal

Pesquisa de Preços - Zona Oeste

Pesquisa de Preços - Zona Norte