Realengo sofre com insegurança e aumento de 70% em roubos no primeiro semestre
E os números são piores em quase 50% no roubo de carros e furtos diversos, além de 90% no roubo de cargas
Em 16 de fevereiro de 2018, o presidente Michel Temer assinou um decreto para realizar uma intervenção federal na segurança do Rio, com objetivo “pôr termo a um grave comprometimento da ordem pública no Estado” e combater uma onda na escalada da violência na capital carioca. “O crime organizado praticamente tomou o controle da cidade”, afirmou o então presidente da República. Um ano depois, os moradores de Realengo tem certeza que muita coisa mudou e para pior. Os números registrados na 33ª DP (Sulacap) divulgados pelo Instituo de Segurança Pública (ISP), mostram crescimento nas ocorrências no primeiro semestre desse ano, em comparação com o mesmo período de 2018.
Roubos de cargas de janeiro a junho desse ano, quase dobrou, com aumento de 91%. Roubos e furtos de automóveis teve um aumento de praticamente 50%, o mesmo percentual para furtos de pessoas e demais. Roubos de pessoas, celulares e demais, o aumento chegou a quase 70%. Em 2018 foram 840 casos, enquanto que esse ano o número chegou a 1.426.
Olhando os dados mês a mês, os registros cresceram em todos os meses. Nesse caso, foram computados todas ocorrências registradas, como ameaças, estelionatos, furtos, roubos, lesões corporais e outros. Nesse caso, em 2018 foram feitos 2.558 registros de ocorrência, enquanto esse ano os números chegaram a 3.660, um aumento de 43%. Ou seja, por dia e em média, ocorrem 20 registros por dia na 33ª DP.
Ainda acompanhando todos os registros de Realengo, separamos as ocorrências pelo turno que ocorreram os fatos, sendo manhã das 06:00 às 11:59h, tarde das 12:00h às 18:59h, noite das 19:00h às 00:59h e madrugada das 01:00h às 05:59h. Nesse caso, os números cresceram em todos os turnos, mas a noite tem sido maior alvo dos bandidos em Realengo.
A Policia Militar informou o comando do batalhão está trabalhando incessantemente com objetivo de reduzir os índices de criminalidade na região. Operações, blitzens e incursões do Serviçode Inteligência estão sendo feitas no bairro.