• Selma Ferreira

SHIATSUnews | Sindrome da tensão pré-menstrual


Olá, amigos! Hoje falaremos sobre um tema que interessa muito as mulheres, que é a TPM e seu tratamento pela medicina tradicional chinesa. A concentração hormonal feminina está sempre oscilando. Sua concentração de hormônios sexuais muda conforme o ciclo menstrual, causando um impacto no seu humor que também oscila de um dia para o outro.

A tensão pré-menstrual caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas que podem aparecer por volta de algumas horas ou até ao 14º dia antes da menstruação, quando começa a diminuição da produção de progesterona, chegando quase a zero durante a menstruação. Esses sintomas e muitas vezes, desaparecem completamente algumas horas após o início da menstruação.

As variações na concentração de estrogênio e de progesterona podem afetar outros hormônios, como a aldosterona, que ajuda a regular o equilíbrio hídrico e de sais. O excesso de aldosterona pode causar retenção de líquidos e inchaço.

Segundo as estatísticas 20% a 50% das mulheres em idade fértil e que vivem sob tensão e que guardam mágoas e ressentimentos facilmente têm TPM. Aproximadamente 5% têm uma forma grave de TPM chamada de distúrbio disfórico pré-menstrual.

Alguns dos sintomas da TPM são: mau humor, irritabilidade, inchaço e sensibilidade mamária, ansiedade, depressão, cefaléia, seios inchados e doloridos, palpitações, fadigas, ondas de calor, crises de choro, insônia ou sonolência, falta de apetite ou fome em excesso, acne, dificuldade de concentração e etc.

Devido a alteração e modificação de tipos de hormônios estrogênicos, as mulheres próximas ao período da menopausa, sofrem mais com a TPM.

Na visão da medicina tradicional chinesa, a tensão pré menstrual é o resultado de estresse emocional, excesso de esforço físico, excesso de atividade sexual e alimentação inadequada. Logo, a TPM pode ser uma tentativa do nosso organismo em trazer à tona algum desequilíbrio emocional que precisa ser tratado.

Na ovulação, a energia do Fígado é predominante para estocar o sangue e nutrir o óvulo caso seja fecundado, e ele trabalhará até a chegada da menstruação. Se o Fígado estiver em desarmonia, ele pode afetar outros órgãos, causando os vários sintomas da TPM.

TRATAMENTO O tratamento para esse distúrbio pode ser feito através dos pontos auriculares que liberam a circulação deste canal, tais como os pontos Fígado 2 e Fígado 3 e também sobre o canal do Pericárdio, que distribui a energia nas mamas e influencia a serenidade da mente. Terapias como a auriculoterapia, o Tui Na ou Shiatsuterapia, liberam e nutrem os tendões e os canais energéticos e são recomendadas para atenuar e tratar os sintomas.

MEDIDAS PREVENTIVAS Para alívio do fígado após a ovulação até descer a menstruação, faça uma dieta evitando cafeína, bebidas alcoólicas, carne vermelha, sal, açúcar, gorduras e gorduras, consuma regularmente alimentos ricos em carboidratos, fazer exercícios com certa freqüência, manter um sono regular e procurar ter sempre momentos de relaxamento.

"GRATIDÃO"

Selma Ferreira da Conceição é especialista em Shiatsuterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO); Aurículoterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências orientais (ABACO) e Fisioterapeuta, formada pela Universidade Castelo Branco (UCB). Celular: (21) 996049985


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil