Buscar
  • Psicóloga Gabriella Cortés

PSICOnews | A importância da psicoterapia para melhorar a autoestima


A autoestima se relaciona com o senso subjetivo que cada indivíduo tem sobre suas qualidades e capacidades. Em outras palavras, a autoestima envolve dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal. A pessoa com autoestima positiva tem confiança em si mesma e não necessita da aprovação de suas qualidades e capacidades por outras pessoas.

Assim, indivíduos com autoestima elevada reagem de forma positiva diante do fracasso, ou seja, não alimentam sentimento de culpa, mas buscam aprender com seus erros, agem com resiliência, como na música "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima".

Dessa forma, a autoestima se relaciona com a capacidade de tolerar a frustação, o que envolve não só a estrutura egóica de cada indivíduo, mas também influências do meio familiar e social. O meio familiar e o meio social de certa forma comunicam crenças que impactam na autoestima e no senso de realização.

Por isso, o acompanhamento psicológico ou psicoterapia é fundamental para melhorar a autoestima, promovendo o questionamento das crenças limitantes, aquelas que impossibilitam o acesso às reais potencialidades de cada indivíduo.

Este processo terapêutico não se dá como num passe de mágica, visto que é um processo contínuo de descoberta e reconstrução do sujeito, o que implica em um grande investimento emocional, e um mergulho profundo em seu verdadeiro eu.

Gabriella Cortés é Psicóloga - CRP 05/34522 Instagram @psi.gabriellacortes

Imagem: Pinterest


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil