top of page
Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | O que é síndrome da plica sinovial no joelho?


A membrana sinovial está presente nos joelhos, revestindo a articulação, lubrificando e facilitando o deslizamento. Já a plica sinovial, nada mais é, que um resquício embrionário da membrana sinovial. Esse resquício deveria ser absorvido pelo organismo, até se formar uma cavidade única, mas por alguma razão desconhecida, fica presente no joelho. A plica sinovial pode estar presente na parte superior, inferior, lateral ou medial da patela.

O fato de haver plica sinovial no joelho , não que dizer que o indivíduo sentirá dor no joelho, pois poderá ficar assintomático o resto da vida. Por outro lado, o paciente que desenvolve a síndrome, chega ao consultório com alguns sintomas, tais como:

- Dor na região interna do joelho, que piora pela manhã ou quando a pessoa fica muito tempo parada;

- Edema articular, principalmente após atividades de longa duração;

- Crepitações ou estalidos;

- Ressalto patelar.

O problema normalmente aparece medialmente ao joelho, por algum esforço repetitivo ou algum trauma, gerando uma inflamação na plica sinovial e consequentemente um quadro agudo de dor medial no joelho.

Além do relato clínico apresentado pelo paciente, poderá ser pedido uma Ressonância Magnética para a confirmação do diagnóstico da síndrome da plica sinovial. Assim que encaminhado para fisioterapia, o paciente irá realizar alguns testes,em que ajudará no raciocínio do profissional e o direcionamento do tratamento.

Alguns planos de tratamento poderão ser seguidos de acordo com cada caso, mais devemos priorizar a importância do alongamento e fortalecimento da musculatura da coxa, protegendo e dando flexibilidade, evitando assim, uma sobrecarga nessa região.

Em relação a qual aparelho poderá ser utilizado, vai depender da experiência de cada fisioterapeuta. Lembrando que existe o ultrassom e o laser como primeira linha de tratamento, com ótimos resultados.

Em caso de falha ao tratamento conservador, o médico poderá conversar com o paciente e ver qual a melhor opção de cirurgia. A artroscopia vem sendo uma opção com bons resultados para ressecção da plica.

Lembrando que o retorno a atividade só acontece após passar por todas as fases de tratamento, o paciente não poderá estar sentindo dor.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates,

Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page