Programa "Prefeitura mais perto de você" chega a Padre Miguel
Neste sábado (14/09), aconteceu o segundo dia de atividades da 8ª edição do programa Prefeitura Mais Perto de Você, em Padre Miguel, Zona Oeste. Serviços de mais de 20 órgãos municipais são oferecidos até 16h na Rua Andorra (entre as ruas Cherburgo e Sofia). Na sexta foram 19 mil atendimentos, número que deve se repetir neste sábado. "Aqui as pessoas se sentem perto da Prefeitura, e isso é muito importante. Fui abraçado por uma senhora, muito emocionada, que conseguiu uma entrevista para um emprego. A Prefeitura está fazendo o que pode para vencer a crise e oferecer um serviço de qualidade ao cidadão", afirmou o prefeito Marcelo Crivella.
Natália Oliveira, 24 anos, foi até o estande da Secretaria Municipal de Emprego em busca de uma oportunidade de trabalho. "Estou desempregada há sete meses e já trabalhei como operadora de caixa e atendente de balcão. Mas o que aparecer eu pego, porque o que eu quero é trabalhar", disse, enquanto preenchia, cheia de esperança, o cadastro.
Anderson Batista Pereira, de 43 anos, aproveitou a entrega que tinha que fazer para um cliente na região e se vacinou no quiosque da Secretaria de Saúde. Ele tomou uma dose da tríplice viral. "Vi a movimentação e decidi tomar a vacina. Às vezes, a gente que trabalha na rua não tem tempo de cuidar da saúde. Esses projetos ajudam. A Prefeitura está de parabéns pela oferta desses serviços", elogiou.
Tainã Mendonça usou outro serviço: o de vacinação gratuita de animais contra raiva, oferecido pela Subsecretaria Municipal de Vigilância Sanitária. Ela levou o gatinho Beto, de 9 meses, para ser imunizado. "Eu estou achando esse projeto maravilhoso, porque a gente não costuma ver esses tipos de serviço por aqui. Ainda mais, de graça", comentou a técnica de enfermagem, de 24 anos.
Entre os serviços mais procurados estão emissão de carteiras de trabalho e inscrição para encaminhamento a vagas de emprego. A vacinação de cães e gatos contra a raiva também tem muita procura.
O Prefeitura Mais Perto de Você já aconteceu em Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Madureira, Pavuna, Sepetiba e Pedra de Guaratiba e tem o objetivo de alcançar todas as regiões da cidade, levando equipes da Prefeitura para os bairros. Nas sete primeiras edições, foram prestados 301.379 atendimentos. A meta é chegar a 400 mil até o fim do ano.
Ao longo das edições, os cariocas puderam receber esclarecimentos sobre consultas ao Portal SisReg, agendar castrações de cães e gatos, atualizar o calendário de vacinação (vacina antitetânica, febre amarela e hepatite B), tirar dúvidas e agendar visitas para o controle de arboviroses, entre outros serviços.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) também participou das sete edições anteriores, prestando esclarecimentos sobre multas e recursos e emissão de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos e recebendo sugestões e reclamações. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) encaminhou candidatos para vagas de emprego e de jovem aprendiz e fez cadastros para emissão de carteira de trabalho.