© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

  • Alexandre Madruga

Verás que um filho teu não foge à luta


Jovem empreende e resolve a vida vendendo dentro de ônibus

Quem é usuário da linha 383 (Realengo-Praça da República) já deve ter visto o Marcio Barros, mais conhecido como "Palestra". Com 29 anos, morador de Piedade, casado, com dois filhos; tem o segundo grau completo e já tendo trabalhado com atendimento ao público em inúmeras esferas, segurança privada, recepção, mensageiro de hotel, frentista e tantas outras coisas, foi na venda direta dentro de coletivos nos transportes públicos que alcançou o sucesso e ainda reparte desta vitória para com tantos outros cidadãos. Cabe ressaltar que o sucesso nas vendas também chegou ao mundo virtual através de um vídeo que fez dentro de um trem da SuperVia (seu primeiro vídeo de divulgação, onde começou a trabalhar), postado no Facebook com os seguintes dizeres: "Palavras instruem pessoas, mas os bons exemplos que deixamos é que são dignos de arrastar multidões!". (vídeo no fim da reportagem)

O bom exemplo acabou sendo motivação para tantos outros em diversos estados do país que precisavam trabalhar, em sua maioria, por conta do desemprego. Tomando conhecimento dos vídeos do Marcio, também passaram a empreender na venda direta com público. Embora o vídeo de mais alta repercussão do Marcio seja na SuperVia, hoje, ele trabalha nos coletivos da cidade onde já tem grande alcance de público e visibilidade em vídeos posteriores. Segundo Márcio, o potencial empreendedor é diferenciado por inúmeras razões e se tornou mais que trabalho, mas sobretudo para terceiros, um ensino. "Eu estava totalmente intencionado em poder falar mais, provar através das minhas ações e também de terceiros o resultado da nossa triste educação, não, não intelectual, mas sim moral, além de comprovar que se vivemos essa crise, diretamente, é única e exclusivamente dela a razão, pois, à critério moral, de valores, infelizmente, nos desenvolvemos e crescemos em uma sociedade com recursos 'doentes'", diz Marcio, que ajuda outros a entrarem no mercado, ensinando como falar e se portar, mas principalmente, demonstrar que todo trabalho é digno quando feito com decência. Para facilitar, Marcio coloca vídeos nas redes sociais falando de como trabalhar e a procura é grande. Diversas pessoas desempregadas buscam orientações e Marcio acabou recrutando e orientando à tantas pessoas no decorrer de seu trajeto, tanto através das redes sociais como também pessoalmente, que se fosse uma equipe de multinível teriam que dar nome à um próximo nível.

Os depoimentos dos que veem Marcio trabalhando impressionam. Muitos elogiam a motivação, serenidade e inspiração que contagia, além do sucesso empreendedor já que os lucros diários entorno das vendas impressionam em relação a realidade do mercado de trabalho brasileiro. "Ter disposição é mais necessário que possuir visão. Quem faz chega sempre a algum lugar, quem só enxerga não alcança e fica assistindo alcances alheios enquanto percebe a vida passar", afirma o ele, ressaltando que os comentários demonstram o bom trabalho feito e o incentivam a não parar com o trabalho, que faz para com auxílio à tantos na sociedade pelo exemplo: "A gente precisa espalhar isso, cria um perfil no Insta que é umas das melhores mídias sociais no momento, pois as pessoas precisam conhecer seu trabalho. Palestrante nato. Um coach urbano para uma geração", sentencia Tony Carlos, numa postagem que mostra um vídeo com mais de um milhão de visualizações.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 61% das pessoas que compõem a força de trabalho no mundo atuam de maneira informal, o que corresponde a cerca de 2 bilhões de pessoas. Mas com o perfil empreendedor motivacional, poucos devem ser semelhantes ao Marcio, afinal, ele empreende pra si e ainda ajuda aos outros sem qualquer retorno e este trabalho já se encaminha para mais de 2 anos.

Fazendo jus a parte de hino nacional, que intitulamos essa matéria, verdadeiramente é um filho que não foge a luta, que corre atrás e conquista, ajudando outras pessoas na motivação ou no ensinamento. Nada melhor que terminar essa matéria com mais uma postagem do empreendedor, coach e motivador Marcio Barros. "Mais importante que qualquer profissão é a qualidade e a dedicação do profissional. Tracem metas que fazem vocês virem a pular das camas de manhã que com seus empenhos impulsionados, certamente, farão melhores os seus amanhãs. Uma boa dica: trabalhem até seus vizinhos falarem que vocês só podem estar roubando. Enquanto não chegarem ao objetivo, continuem incansavelmente trabalhando. Entendam! Vocês só colhem o que plantam, logo, o tempo que reclamam da vida, murmuram, se vitimizam e etc, poderiam estar regando porque à todo momento as faturas DA VIDA continuarão chegando. O ser humano é como uma maquina. Enquanto se movimento, certamente ele produz", complementando com hastags tão conhecidas na divulgação de seus feitos. #MáquinaHumanas #SejamImparáveis #SelvaSoldados.

Depois disso, Márcio já pode colocar no currículo "filósofo" nas horas vagas.