• Alexandre Madruga

Tradicional Desfile Cívico de Sulacap aconteceu dentro do CFAP. Saiba porquê e como foi


Um evento que por quase duas décadas aconteceu na Praça Mario Saraiva, dessa vez ocorreu dentro do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), na manhã dessa sexta-feira (06). Desfilaram três escolas do bairro: a Escola Municipal PM Flávio Martins de Albuquerque, Centro Educacional Miranda e Centro Educacional Sonia Pimentel. Outras instituições do Jardim Sulacap também participaram, como o Grupo Renovação (3ª idade), Centro Municipal de Saúde Masao Goto, Lar de Daniel Cristóvão e Núcleo Esportivo Sulacap. Completaram a lista dos que desfilaram, o Colégio Mallet, Projeto Colibri da Aeronáutica, além de representantes da Aeronáutica, Polícia Militar e representações do Exército, Marinha e Bombeiros.

Esse ano o evento foi coordenado por uma comissão organizadora, diferente das outras edições em que a Associação de Moradores de Sulacap (AMISUL) esteve a frente. "Não conseguimos voluntários para organizar o evento, como nos anos anteriores. Nosso corpo pequeno de voluntários para um evento que precisa de grande auxílio antes, durante e depois. Estive presente em reunião com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e expus todas as minhas preocupações.Também passamos nossas dúvidas para a Supervisão Regional e Administração Regional, órgãos da prefeitura que atuam em nosso bairro. É mentira que a AMISUL não apoiou o desfile cívico. A equipe que decidiu organizar o desfile foi informada que teria nosso apoio incentivando as pessoas a comparecerem e divulgando o evento. Prezamos por tudo o que envolve educação, cultura e saúde em nosso bairro, sejam eventos tradicionais ou não", informou a presente da AMISUL, Renata Almeida.

O novo local do desfile não agradou alguns moradores. "Não achei (o local) legal e ouvi muitas reclamações. Tinha um caminho pelo mato até o pedaço de calçada onde desfilavam, Um senhora escorregou e ralou a mão. Teve atraso, pois na hora tiveram que retirar as poças d´água, mas ficou bem organizado, fora o barro e um ninho de quero quero e os pássaros estava atacando colocaram uma PM ao redor . Mesmo assim passava umas crianças correndo eles atacam. Na Praça Mario Saraiva era mais amplo, mas adorei o desfile, especialmente do Centro Educacional Sonia Pimentel, que deu um show", sentenciou Valeria Fonseca, 40 anos, que teve o filha desfilando pelo Lar de Daniel Cristóvão (LDC), cuja direção aprovou o evento. "Adoramos, foi muito legal. A Polícia Militar fez muito bonito o desfile cívico", disse Priscila Pastura.

Para a direção de uma das escolas que participou do desfile, o saldo final do evento foi positivo. "O evento foi muito bom (acima das expectativas), as crianças gostaram muito dessa nova experiência (dentro do CFAP) e os responsáveis elogiaram muito o evento. Agradecer a todos envolvidos e principalmente ao comando do CFAP", finalizou Flávio Maciel, diretor do Colégio Mallet.

NOTA DA REDAÇÃO: Pedimos desculpas aos moradores e leitores do Sulacap News por não publicar mais fotos, como sempre fizemos em todos os outros desfiles cívicos anteriores. Todos estão acostumados a verem um álbum com centenas de fotos, como sempre fazíamos nas edições anteriores. Porém, a comissão organizadora do desfile cívico desse ano não convidou o Sulacap News para o evento, uma vez que este foi dentro das dependências do CFAP e para uma eventual cobertura jornalística a autorização seria requisitada. Sequer recebemos informação que o evento iria acontecer. Em função disso, lamentamos não poder oferecer a todos uma cobertura fotográfica e de vídeo, adequadas ao nosso trabalho em outras edições e que infelizmente, não pudemos apresentar nesse ano. Como não pudemos comparecer, pedimos informações a Assessoria de Comunicação da PMErJ, que informou por nota que "o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) recebeu a comunidade do bairro de Jardim Sulacap, na Zona Oeste da cidade do Rio, para o desfile cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. Policias militares do CFAP, da Academia de Polícia Militar Dom João VI e militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram do evento alusivo à data comemorada em 07 de Setembro. Escolas e entidades civis da região também estiveram presentes".


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil