Buscar
  • Psi Gabriella Cortés

PSICOnews | Setembro Amarelo - Mês de prevenção ao suicídio


Um dos aspectos fundamentais para se prevenir o suicídio é estar alerta aos sinais que indicam o risco de suicídio. Grande parte das pessoas que tem vontade de cometer suicídio, comunicam suas intenções suicidas. Frases como: " não aguento mais" , " não sei o que fazer", " a vida não vale a pena" , " as pessoas serão mais felizes sem mim", são frases de alerta que expressam ideação suicida.

Por trás do pensamento de por fim a própria vida há sentimentos de desesperança, de desamparo e de desespero, que configuram um quadro depressivo.

Dessa forma, ao se identificar o risco de suicídio é fundamental que se tenha uma postura acolhedora, não julgadora. É preciso estar disponível a ouvir a pessoa, ter empatia ao prestar apoio e incluir familiares, amigos e profissionais capacitados (psicólogos e psiquiatras) no cuidado. Assim, é importante que se compreenda as frases de alerta como pedido de ajuda, e se trate com respeito e empatia aquele que sofre e só vê como possibilidade de por fim ao seu sofrimento, dar fim a própria vida.

Com carinho,

Psi Gabriella Cortés CRP 05/34522

Contato: Instagram @psi.gabriellacortes Facebook @psi.gabriellacortes

Canais de ajuda:

CVV (Centro de Valorização da Vida)- linha gratuita 188, Chat, Facebook e Instagram.

SUS Unidades de Atenção Básica (Postos de saúde) CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Emergências de Saúde Mental


90 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil