SME realiza Festival Internacional de Música e Educação com Dado Villa-Lobos, maestro do Conservatór
De 15 a 20 de julho – Entrada franca
A partir da próxima segunda-feira, 15/7, alunos de escolas da rede municipal de ensino do Rio vão encantar o público carioca com uma série de apresentações musicais gratuitas. É o 1° Festival Internacional de Música e Educação, que faz parte do programa Orquestra nas Escolas, e até o dia 20/7 levará à Cidade das Artes cerca de 300 músicos-estudantes, que são bolsistas da Prefeitura do Rio. Os destaques da programação acontecem na sexta-feira e no sábado. Dia 19/7, terá a participação de Dado Villa-Lobos e repertório com clássicos da Legião Urbana, em apresentação conjunta com a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Rivadávia. E no dia 20/7, com participação do maestro Eduardo Lopes, regente do Conservatório Nacional de Bordeaux, da França, em apresentação conjunta com a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Cidade das Artes.
Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e do programa Orquestra nas Escolas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Cidade das Artes. O 1º Festival Internacional de Música e Educação tem como objetivo proporcionar para os estudantes da rede municipal, professores e convidados uma imersão na rotina dos músicos do programa Orquestra nas Escolas. Em todos os dias de evento, haverá painéis e workshops, direcionados a professores, que deverão fazer inscrições prévias e receberão novas ideias para práticas pedagógicas em choro, samba, canto, flauta e música urbana. E também haverá concertos diários com os estudantes instrumentistas e cantores, em apresentações abertas ao público gratuitamente. Sempre na Cidade das Artes, equipamento cultural da Prefeitura do Rio.
O festival acontece após a primeira turnê internacional dos alunos do programa Orquestra nas Escolas. Entre os dias 26 de maio e 2 de junho deste ano, 61 estudantes e seis professores carimbaram o passaporte e embarcaram em um voo para Espanha para uma experiência única, com apresentações que homenagearam a cultura brasileira e seus costumes. Os concertos foram realizados nas cidades de Valência e Madri.
A coordenadora do programa Orquestra nas Escolas, a pianista Moana Martins, acredita que o festival é mais uma oportunidade para professores e alunos compartilharem avanços do programa e novas ideias com outros mestres que trabalham música na sala de aula.
— A missão principal do programa Orquestra nas Escolas, para além da música, é contribuir para a formação. Essa troca de conhecimentos ampliará as possibilidades dos professores suas próprias práticas pedagógicas. E essa parceria com o maestro Eduardo Lopes, uma referência na música internacional, e Dado Villa-Lobos, uma estrela do rock brasileiro, nos deixou muito felizes por proporcionar aos alunos uma conquista que eles jamais esquecerão — disse a coordenadora.
Inscrição
Para se cadastrar nos painéis, oficinas, workshops e masterclasses do 1º Festival Internacional de Música e Educação da SME, os professores devem se cadastrar no link: https://bit.ly/2XJa33q
Após os painéis e aulas, haverá uma série de concertos, que é oferecida de forma gratuita, aberta para o público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Basta chegar e participar.
Programação
Dia 15/07
15h - Painel de Formação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca de Santa Cruz
18:30 – Concerto de Abertura:
- Orquestra de Professores do Programa Orquestra nas Escolas
- Coro de Professores do Programa Orquestra nas Escolas
Regência: Anderson Alves
Dia 16/07
15h – Painel de Formação de Professores de Música
18:30 – Concerto:
- Camerata de Choro Orsina da Fonseca
(Direção: Wagner Meirelles, Artur Gouveia, Eduardo Trindade e Cosme Galindo)
- Violões da UFRJ (Direção: Celso Ramalho)
Dia 17/07
15h – Painel de Formação de Professores de Música
18:30 – Concerto:
- Coro Laboratório Carneiro Felipe (Regência: Vinicius Louzada)
- Coro Laboratório Orsina da Fonseca (Regência: Denize Vieira)
- Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Carneiro Felipe (Regência: Joabe Moreira)
Dia 18/07
15h – Painel de Formação de Professores de Música
18:30 – Concerto:
- Orquestra de Flautas Carneiro Felipe (Regência: Joyce Corrêa)
- Orquestra de Flautas Rivadávia Corrêa (Regência: Alessandra Alexandroff)
- Orquestra de Flautas Sopro Novo Carioca (Regência: Alessandra Alexandroff)
- Orquestra de Flautas Professores ONE (Regência: Alessandra Alexandroff)
Dia 19/07
18h – Concerto:
- Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Rivadávia (Regência: Vinicius Louzada)
- Participação Especial: Dado Villa-Lobos (Legião Urbana)
Dia 20/07
16h – Concerto:
- Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Cidade das Artes – Maestro Eduardo Lopes, regente convidado do Conservatório Nacional de Bordeaux, da França
(Direção Musical: Anderson Alves)