Buscar
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | A importância da fisioterapia na pessoa com Parkinson


O Parkinson vem sendo cada vez mais frequente nos dias atuais, caracterizado pela degeneração das células do cérebro. É uma doença crônica e progressiva, muito temida pelos idosos por ser uma doença que atinge a faixa etária mais avançada, o que não quer dizer que não possa afetar os mais jovens. Normalmente a doença surge a partir dos 55 anos, aumentando a prevalência com o passar dos anos.

Quando ligar o sinal de alerta ?

Na presença de alguns sintomas, mas principalmente com tremores nas extremidades das mãos e também com movimentos lentos. Existem outros sintomas, são eles:

- Rigidez muscular;

- Tontura;

- Dor muscular;

- Alteração na marcha;

- Distúrbio do sono;

- Distúrbio na fala;

- Alteração intestinal;

- Depressão;

- Complicações respiratório;

- Falta de expressão facial;

- Demência;

- Dificuldade para engolir alimentos;

- Instabilidade postural.

Sabemos que o Parkinson não tem cura, mas existem tratamentos que podem variar entre medicamentos, fonoaudiologia, fisioterapia,  e em alguns casos a cirurgia é indicada.

O fisioterapeuta tem um papel importantíssimo no portador de Parkinson, já sabendo de todas as alterações, o objetivo é impedir a evolução rápida da doença, tratando as suas alterações presentes no momento da avaliação e fazendo o trabalho preventivo, visando as complicações futuras da doença.

O fisioterapeuta poderá realizar exercícios de alongamento, trabalho de marcha, mobilidade, coordenação motora, postura, força e exercícios que otimizem a capacidade pulmonar. Na verdade, vai depender em qual estágio o paciente se apresenta.

A dica que eu dou é procurar um atendimento médico assim que notar alguns desses sintomas já citados. Quando já diagnosticado, procure o quanto antes o fisioterapeuta para realização de um tratamento específico, retardando possíveis complicações.

Caso alguém na família tenha Parkinson, procure um fisioterapeuta e inicie imediatamente o tratamento!

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado emTraumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil