FISIOnews | A importância da fisioterapia na pessoa com Parkinson
O Parkinson vem sendo cada vez mais frequente nos dias atuais, caracterizado pela degeneração das células do cérebro. É uma doença crônica e progressiva, muito temida pelos idosos por ser uma doença que atinge a faixa etária mais avançada, o que não quer dizer que não possa afetar os mais jovens. Normalmente a doença surge a partir dos 55 anos, aumentando a prevalência com o passar dos anos.
Quando ligar o sinal de alerta ?
Na presença de alguns sintomas, mas principalmente com tremores nas extremidades das mãos e também com movimentos lentos. Existem outros sintomas, são eles:
- Rigidez muscular;
- Tontura;
- Dor muscular;
- Alteração na marcha;
- Distúrbio do sono;
- Distúrbio na fala;
- Alteração intestinal;
- Depressão;
- Complicações respiratório;
- Falta de expressão facial;
- Demência;
- Dificuldade para engolir alimentos;
- Instabilidade postural.
Sabemos que o Parkinson não tem cura, mas existem tratamentos que podem variar entre medicamentos, fonoaudiologia, fisioterapia, e em alguns casos a cirurgia é indicada.
O fisioterapeuta tem um papel importantíssimo no portador de Parkinson, já sabendo de todas as alterações, o objetivo é impedir a evolução rápida da doença, tratando as suas alterações presentes no momento da avaliação e fazendo o trabalho preventivo, visando as complicações futuras da doença.
O fisioterapeuta poderá realizar exercícios de alongamento, trabalho de marcha, mobilidade, coordenação motora, postura, força e exercícios que otimizem a capacidade pulmonar. Na verdade, vai depender em qual estágio o paciente se apresenta.
A dica que eu dou é procurar um atendimento médico assim que notar alguns desses sintomas já citados. Quando já diagnosticado, procure o quanto antes o fisioterapeuta para realização de um tratamento específico, retardando possíveis complicações.
Caso alguém na família tenha Parkinson, procure um fisioterapeuta e inicie imediatamente o tratamento!
Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado emTraumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.
Contato: 99550-9212 ( whatsapp )
Email: leandrorjfisio@hotmail.com
Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges