Buscar
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | O que é a ventosaterapia?


Muito se observou durante as olimpíadas do Rio de Janeiro que alguns atletas apareceram com marcas roxas e arredondadas pelo corpo, principalmente quando apareceu o nadador norte-americano Michael Phelps. O tratamento é uma técnica utilizada pela medicina tradicional chinesa, vem sendo muito utilizada pelos fisioterapeutas, é a ventosaterapia.

O copo da ventosa possui uma válvula que permite a entrada de ar, realizando um vácuo dentro da ventosa, o que diminui a pressão atmosférica sobre a pele, criando uma pressão negativa, o que estimula o movimento celular. Sendo assim, a pele conseguirá eliminar maior quantidade de gases e toxinas do sangue, melhorando a circulação local.

Hoje em dia é bastante indicado o tratamento na estética para combater celulite e estrias, e na ortopedia para tratamento dentro da fisioterapia para problemas musculares e também para alívio de dores na coluna, principalmente quando o objetivo é relaxar a musculatura, com ótimos resultados. A ventosa poderá ser realizada para ter um efeito massagem, lubrificando o local com um creme e deslizando os copos em superfícies grandes como as costas e coxas.

Enquanto existe marca no corpo causada pelas ventosas é sinal que ainda há o tratamento, e quanto mais escura apresentar a marca arredondada, é aonde terá que ter maior atenção, pois é uma área de tensão e inflamação.

Quais as contraindicações para aplicação?

- Infecção;

- Trombose venosa profunda;

- Tromboflebite;

- Edema agudo;

- Feridas na pele;

- Micoses;

- Febre;

- Psoríase.

Converse com seu fisioterapeuta para saber qual a melhor forma de tratamento!

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates

Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil