ACUPUNTURAnews | Nova arboriovirose pode ser confundida com seu primo Síndrome do homem curvado = Ch
No meu cotidiano de atendimento nos últimos 3 anos, após a chegada de novas viroses transmitidas pelo maldito do Egito=Aedes Aegypti, noto que existem pacientes que melhoram mais rápido que outros e infelizmente alguns não alcança a melhora desejada.
Isto pode estar relacionado a alguns fatores, dentre os quais ressalto 2 ou uma própria predisponencia imunológica e nutricional ou um confundir com um outro vírus, menos conhecido o Mayaro, pois o diagnóstico entre arborioviroses mais conhecidas já são menos capiciosas, cito dengue, zika e chikungunya, onde exames médicos e laboratóriais, pela a experiência já adquirida é mais pertinente, entre 2014e2016 foram registrados febre Mayaro 76 casos em Goiás, 1 no Pará, 9 em Tocantins, de aparência clínica as outras citadas tem como vetor o mosquito Haemagogos de origem amazônica mais já se cogita a adaptação ao culex e o Aedes vetores urbanos, pois em Niterói, 3 pacientes foram diagnosticados com Mayaro sem terem estado em área de Haemagogos.
O fato menos pior e que a Mayaro amazonense que tem sintomatologia, parecida com o primo africano Chikungunya tem o mesmo tratamento básico, não possui casos registrados de óbito, muita das cura sem intervenção e as sequelas poliartriticas são mais brandas, por isso acredito já estar tratando a algum tempo a Mayaro pois alguns pacientes melhoram considerávelmente muito mais rápido.
Os pontos de acupuntura são os mesmos, pois as queixas, são as mesmas, munidos de fitoterápicos o sucesso e mais pertinente.
Dr. Ivan Junior é Acupunturista. Ligue 996721368. ivanrberaldijr@gmail.com particular , convênios. domiciliar , consultórios.