• Drª Eliane Maria

ESTÉTICAnews | Hidratação da pele


Tudo bem querido leitor, querida leitora! Vamos aprender um pouco mais hoje sobre hidratação da pele. Deixar a pele saudável, macia, flexível e elástica é o equilíbrio que existe no mecanismo de hidratação e na capacidade que o organismo tem de promover a renovação celular e nas substâncias que compõem a epiderme.

Causas: Frequentemente o envelhecimento cronológico da pele seca estão caraterizados por fatores genéticos, endógenos, desordens na estrutura e na função da epiderme ou mesmo por fatores ambientais, como umidade e temperatura baixas, clima frio e seco, exposição excessiva ao sol, exposição a produtos químicos, uso de água quente, exfoliação excessiva, banhos de mar ou piscina.

Benefícios de uma pele hidratada: maciez, viço e luminosidade, preservando a elasticidade e o colágeno da pele. Antes de mais nada, a hidratação favorece a saúde da pele.

Como hidratar a pele corretamente? Corpo:

1. Higienize a pele com um sabonete ou gel diretamente no banho – 2. Com uma bucha vegetal, remova suavemente as células mortas e impurezas de toda a região, em movimentos circulares. 3. use óleos vegetais com a pele molhada do banho, pois proporciona melhor absorção, se tiver óleo em excesso enxague. Caso não tenha óleo use hidratante com a pele úmida. 4. Ao sair do banho, seque a pele delicadamente com uma toalha macia

Rosto: 1. Higienize o rosto com um sabonete ou gel específico para o seu tipo de pele; 2. Enxague 3. Seque delicadamente com uma toalha macia 4. Aplique um hidratante específico para o seu tipo de pele em todo o rosto e pescoço, com movimentos circulares ascendentes. 6. Finalize a rotina com o seu protetor solar.

Mitos e verdades Pele oleosa não necessita de hidratação. Mito! Todo o tipo de pele necessita de hidratação para se manter saudável e, no caso da pele oleosa, para evitar o efeito rebote, que é o excesso de oleosidade formado como defesa contra o ressecamento. A dica, aqui, é investir em hidratantes leves e sem óleo na sua composição.

Pele seca e pele desidratada são a mesma coisa. Mito! Enquanto a pele seca é um tipo de pele, que se deve à baixa produção de sebo pelas glândulas sebáceas na região, a pele desidratada é uma condição, derivada da falta de umidade na derme e epiderme. 6.3 A hidratação do rosto e corpo deve ser igual.

Depende! Geralmente, o hidratante usado no corpo não deve ser usado na pele do rosto, já que ele é formulado para atender as características da pele do corpo e não da face e vice-versa: muitas vezes, o hidratante corporal possui óleos que não são tão bem tolerados pelo rosto, já que essa região possui mais oleosidade e propensão à formação de acne. Mas aqueles que são indicados para face e corpo ao mesmo tempo são indicados

Então querido(a) leitor(a) seja qual for seu tipo de pele hidrate sempre! Devido a correria do dia, aproveite a hora do banho e use sempre filtro solar. Não se esqueça que fazer uma boa limpeza de pele uma vez ao mês pelo menos, pois ajuda na melhor penetração de ativos hidratantes.

Até a próxima com mais uma curiosidades estéticas.

Eliane Maria é Fisioterapeuta

Tel.: 980146032


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil