Buscar
  • Selma Ferreira

SHIATSUnews | Diagnóstico


Olá, amigos! Esta semana iniciaremos um novo capítulo sobre a medicina tradicional chinesa, falando sobre o diagnóstico das patologias. O fundamento do diagnóstico da MTC consiste no aspecto exterior do paciente, ou seja, o exterior reflete o interior. Cada pequena parte do corpo reflete o todo.

Iniciaremos o capítulo falando sobre o diagnóstico através da língua, que é uma parte importante do métodos de diagnóstico da medicina chinesa e está vinculada de maneira internamente aos Zang Fu (órgãos e vísceras) e externamente com os meridianos.

Na anamnese da língua observamos: a cor, formato, tamanho, largura, revestimento, cor do revestimento, movimento, pontos vermelhos, fissuras e veias sub linguais.

- A cor do corpo da língua normal é vermelho rosado apresentando saburra branca fina, o que significa estar recebendo o suprimento necessário do coração. Ela indica as condições do sangue, do Qi nutritivo e dos órgãos. - Na deficiência de Qi a saburra está branca fina, com marcas de dente, pontos avermelhados. Paciente queixa-se de fadiga, falta de apetite, suor espontâneo, respiração curta, excesso de pensamentos e preocupação; - Calor: paciente apresenta febre, suor espontâneo, sede, constipação , irritabilidade e problemas de pele. - Umidade: paciente relata inchaço, sente-se pesado e parado. - Umidade-calor: problemas de pele, infecção urinária, pele oleosa, nervosismo e inconformação; - Estase de sangue: membros frios, veias dilatadas, dores nas pernas, dor de cabeça, dor no tórax, pele ressecada. - Estagnação de Qi: stress, depressão, estado emocional instável e TPM, refere tensão muscular e emocional; - Deficiência de Yang: sensibilidade ao frio, tez pálida, dor nas costas, tendência ao medo, frio generalizado, impotência, infertilidade; - Deficiência de Yin: confusão mental, suores noturnos, insônia, irritabilidade, zumbidos, menopausa. - Deficiência de Sangue: tontura, fadiga, palpitação, falta de memória, pouca concentração, insônia e problemas ginecológicos.

O terapeuta antes de iniciar a anamnese tem sempre que perguntar ao paciente o que ele comeu antes do exame, pois alguns alimentos causam alteração na cor da língua e pedir ao paciente para que no dia da anamnese não escove a superfície da língua para que não haja alteração nas características da saburra da língua.

Até a próxima semana, quando darei continuidade a este capítulo. Gratidão!

Selma Ferreira da Conceição tem especialidade em Shiatsuterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO); Aurículoterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências orientais (ABACO) e Fisioterapeuta, formada pela Universidade Castelo Branco (UCB) Celular: (21) 996049985


98 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil