• Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Artrite psoríatica: conheça o problema


Quando o assunto é artrite o significado vem logo na ponto da língua, inflamação presente em alguma articulação. Vejamos, e quando ouvimos um diagnóstico de artrite psoríatica? podemos associar a uma inflamação decorrente da psoríase.

A psoríase é uma doença crônica que não é transmitida ao contato, não tenha preconceito, medo de cumprimentar, abraçar e nem beijar pessoas que são diagnosticadas com a doença.

A doença não possui caráter infeccioso, a causa é desconhecida, mas está relacionada ao fator genético, existe uma predisposição familiar. Algumas problemas podem ativar a doença, como o estresse, que é um muito comum hoje em dia com as pessoas fazendo dupla jornada, mas também temos outros, como as lesões na pele, infecções e alguns remédios.

Os sintomas da artrite psoríatica podem aparecer através de lesões na pele, pois acontece uma aceleração do processo de substituição das células da pele, que leva à sua acumulação sob a forma de placas avermelhadas ou rosadas com pequenas escamas esbranquiçadas com tamanhos variados e delimitados. Os sintomas podem desaparecer e retornar após algum tempo. Agora, a artrite psoríatica pode afetar as articulações com inchaço, dor e rigidez. As articulações mais afetadas são: os joelho, quadris, dedos da mão e do pé, coluna, cotovelos e tronco. Outros órgãos poderão ser afetados, como o couro cabeludo, orelhas, olhos, vasos e pulmões.

A pessoa com artrite psoríatica deverá ser incentivada a praticar exercícios físicos e a fisioterapia para diminuição da sua dor. É importantíssimo melhorar a qualidade de vida do paciente para que o mesmo diminua as chances de rigidez. O médico poderá receitar medicamentos como anti-inflamatório, remissivos e biológicos para controle da doença.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates

Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil