Sábado (06), Jonas Masetti promove Festival de Vedanta e Autoconhecimento no Rio
O evento, totalmente gratuito, deverá reunir mais de 600 pessoas e atriz Letícia Medina (protagonista da novela Jesus da Record) participará do evento ao lado do Mestre em Vedanta
Jonas Masetti, considerado um dos grandes Mestres da atualidade em Vedanta – estudo milenar do autoconhecimento, promove, por meio de seu Instituto de Vedanta (https://www.vedanta.life/), evento gratuito no Rio de Janeiro, no dia 06 de abril das 9h às 12h, que integra o circuito ‘Festival de Vedanta e Autoconhecimento’, o qual faz parte da Expedição Vedanta 2019. Trata-se de um programa de atividades em diversos formatos, tais como paletras, festivais, talk shows e experiências de peregrinação, sempre em busca da sabedoria.
A expectativa é que o festival carioca reúna um público de mais de 600 pessoas, a maioria alunos do Mestre, seus seguidores nas mídias sociais – Facebook (mais de 90 mil curtidas) Youtube (mais de 50 mil assinantes, 100 mil vídeos e cerca de 1,3 milhão de visualizações), Instagram (mais de 30 mil seguidores) e os que escutam diariamente os áudios do mestre pelo Whatsapp (mais de 100 mil participantes ativos).
O encontro será realizado no formato talk show com a participação da atriz Letícia Medina, protagonista da Novela Jesus da Record, abrindo a palestra sobre Upanishads e a Tradição Védica proferida pelo Mestre em Vedanta, Jonas Masetti, das 9h às 10h. Após um intervalo de 15 minutos, ele falará sobre ‘Compreensão Profunda do Eu à Luz de Vedanta’ e, das 11h às 12h, haverá o Satsanga com perguntas e respostas e interação com a plateia. Nessa última parte do evento, o mestre Vedanta promove uma conversa direta, sincera e objetiva com os participantes do festival para quem está interessado em crescer emocional e espiritualmente.
Para o mestre Jonas Masetti, esses encontros são oportunidades para mergulhar nos conhecimentos milenares da tradição Védica e aprender mais sobre Vedanta e si mesmo. “Os estudos do Vedas ou da tradição Védica reúnem um conjunto de ações que têm o objetivo de gerar mudanças internas em seus seguidores. “Para os que querem integrar em seu cotidiano esses preceitos, é imprescindível ter muita seriedade e honestidade. No processo de estudo é comum ver tudo mudar quando decidimos nos reconectar com nosso eu. É preciso querer crescer e, principalmente, se autotransformar, além de deixar qualquer julgamento próprio e das demais pessoas de lado”, destaca.
Dentro da Expedição Vedanta 2019, aconteceram os Festivais Vedanta em Porto Alegre, no dia 23 de março, das 9 às 12h, com a apresentação de Jesana Gambi, Programa Inspirando, RTV Apucarana, na Casa do Gaúcho, e em São Paulo, dia 30 de março, também das 9h às 12h, no Clube Kolping, com a participação da apresentadora Mariana Ferrão, Programa Bem Estar da Globo.
O Teatro João Caetano fica na Praça Tiradentes, s/n, Centro, Rio de Janeiro, RJ
Perfil Jonas Masetti
Jonas Masetti, chamado na Índia de Vishvanatha, brasileiro, tem 36 anos, e é mestre em Vedanta – estudo milenar do autoconhecimento. É discípulo do Swami Dayananda Saraswati, considerado o maior mestre de Vedanta da atualidade, tendo vivido por quatro anos na Índia, onde se formou Mestre em Vedanta pelo Ashram do Swmi Dayananda em Coimbatore em 2013.
É formado em engenharia mecânica pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), foi sócio fundador da Morning Star Consulting, onde atuou no mercado financeiro e de multinacionais como consultor de negócios. Sua empresa chegou a ser uma das maiores na área de consultoria em gestão e estratégia para grandes empresas, chegando a ter 100 funcionários em 2003. Apesar de todo o sucesso profissional, Masetti buscava uma resposta e se manteve firme neste propósito, passando por diversos grupos e professores, até chegar à Índia.
Fundou em 2013 o Vishva Vidya, instituto de espiritualidade, que tem por objetivo ser um agente transformador de pessoas para a construção de um mundo melhor para todos por meio da disseminação do Vedanta. O Instituto conta com o portal Vendanta.Life, que agrega uma comunidade com mais de 30 mil pessoas e mais de 400 alunos regulares. O conhecimento do Vedanta é disseminado por meio de aulas online, usando tecnologia de ponta, que permite alcançar alunos em outros países, tais como Estados Unidos, Portugal, México e África, bem como pessoalmente em eventos pontuais e retiros espirituais junto à natureza ou dentro de ambientes empresariais, focado aos líderes das companhias.
Sobre o Vedanta
Vedanta é o nome do estudo realizado a partir do final dos Vedas – quatro escrituras básicas da cultura hindu, que deu origem ao conceito de autoconhecimento. Na sua etimologia o termo vedanta possui dois significados: ‘aquilo que se encontra ao final dos Vedas’, pois ‘anta’ em sânscrito significa ‘fim’; e também, ‘o conhecimento final’, já que a palavra ‘veda’ também significa simplesmente ‘conhecimento’.
O estudo consiste em uma mudança cognitiva, a correção de uma visão sobre o mundo e si mesmo. A visão errônea é a causa do sentimento de limitação, impotência e incompletude, que é básico em todo o ser humano.
Desse modo, Vedanta não é considerada uma religião. O conhecimento proposto se dá pelo uso de um meio externo ao sujeito. Assim como a ‘olho nu’ não somos capazes de ver a si mesmo, ninguém é capaz de ‘ver’ o ‘eu’. Portanto, Vedanta é como um espelho: funciona como meio de conhecimento para aquilo que não podemos ver sozinhos.