Buscar
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | A relação da Síndrome de Guillain Barré com o Zika


A síndrome de Guillain Barré é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico da pessoa ataca as células nervosas, levando inicialmente a dormência e fraqueza muscular progressiva ou até mesmo a paralisia, afetando primeiro os membros inferiores (pernas e pés), para depois afetar os membros superiores (braços e mãos), chegando ao tronco, pescoço e cabeça. Pode afetar a nossa respiração, deglutição e os batimentos cardíacos podem ficar irregulares.

Sabe-se que algumas pessoas que apresentaram a Síndrome de Guillain Barré foram infectadas pelo Zika vírus. Estudos recentes mostraram que o mosquito Aedes Aegypt possa ser o responsável pela doença, pois países que tiveram surtos de Zika recentemente tiveram relatos de aumento de casos de Guillian Barré. A resposta do corpo contra essa infecção é atacar o agente infeccioso, agredindo também a bainha de mielina (envoltório dos nervos), fazendo que os impulsos nervosos fiquem mais lentos.

O diagnóstico é realizado através de uma avaliação neurológica, sendo importante a análise laboratorial do líquido cefalorraquiano e também poderá ser realizado a eletroneuromiografia.

O tratamento fisioterapêutico é de suma importância para a reabilitação do enfermo, com objetivo de reverter o déficit motor, devolvendo ao paciente os movimentos para que retome as atividade diárias normais. O paciente poderá se recuperar totalmente ou ficar com alguma sequelas.

A melhor maneira de prevenção do Zika vírus é combatendo o Aedes aegypti, elimine os focos de água parada!

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

*Atendimento domiciliar


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil