Buscar
  • Selma Ferreira

SHIATSUnews | Causas interiores das doenças


Ola, amigos! Dando continuidade ao tema da semana anterior, sobre as várias causas das doenças, falaremos sobre as causas internas das patologias. Segundo a medicina tradicional chinesa, as causas interiores das patologias, são as causadas pelas tensões emocionais, que prejudicam diretamente os órgãos internos.

Diferente da medicina ocidental que tem as emoções como papel secundário ou excitatório nas patologias, a medicina chinesa tem o corpo-mente como um circulo de interação entre os órgãos internos e seus aspectos emocionais, onde as emoções são uma parte inseparável e integrante das ações dos órgãos internos prejudicando-os diretamente.

Sob circunstâncias normais as emoções não causam doenças. As emoções momentâneas não levam a desarmonia, a não ser que sejam muito intensas. Elas só se tornam causadoras de desarmonia interna quando são duradoras (meses ou anos). Isso sem excluir as outras possíveis causas.

Cada emoção reflete uma energia mental que pertence ao órgão Yin relacionado. Essa energia dos órgãos é sempre positiva, só tornando-se negativa quando é ativada por circunstâncias exteriores.

As emoções causadoras de doenças, são estímulos mentais que perturbam a Mente, a Alma Etérea e a Alma Corpórea, que por meio destas, alteram o equilíbrio dos órgãos internos, a harmonia do Qi e do Sangue. Contudo essa regra não é absoluta, pois uma raiva por exemplo, quando expressada afeta o Fígado, causando a subida do Yang do Fígado, mas a raiva reprimida afeta também o Coração.

A tensão emocional com o tempo pode causar Fogo que afeta a Mente, causando agitação e ansiedade, prejudicando a circulação e a direção do Qi, rompendo seu mecanismo, causando sua estagnação, que conduz a estase do Sangue, especialmente nas mulheres. A estase do sangue afeta particularmente o Fígado, o Coração e o Útero.

Então, caro leitor, procure manter sua atividade física na medida certa, alimentação saudável, higiene na alimentação, harmonia no lar e nas interações com o próximo, massagem para equilibrar, amar ao próximo como a si mesmo, vigiar os sentimentos e as emoções para se manter equilibrado.

Obrigado! Até a próxima semana, quando falarei sobre as causas externas das patologias

Selma Ferreira da Conceição tem especialidade em Shiatsuterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO), Aurículoterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências orientais (ABACO) e Fisioterapeuta, formada pela Universidade Castelo Branco (UCB). Celular: (21) 996049985


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil