© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

  • Alexandre Madruga

Zona Oeste Mais informa sobre necessidade da separação interna das tubulações de água e esgoto dos i


Não fazer a separação pode causar transbordamentos na parte interna da casa e nas ruas

A Zona Oeste Mais Saneamento está realizando as obras de instalação das redes de esgoto e a interligação das residências à novas redes em Jardim Sulacap e na área da AP 5.1 na Zona Oeste do Rio. É por esta rede que o esgoto será conduzido para ser tratado na Estação de Tratamento de Deodoro. Para que o sistema de esgoto funcione corretamente, é essencial que os moradores realizem a separação das tubulações de água e do esgoto dos seus imóveis.

A correta separação leva cada material para sua destinação correta: a água do chuveiro, da descarga e das pias à Estação de Tratamento, para que seja tratada antes de voltar à natureza. A água das chuvas, que escoa pelas calhas e ralos externos, deve seguir pela galeria de águas pluviais até rios e córregos próximos. Além da obstrução por descarte irregular de resíduos, não fazer a separação interna das tubulações pode fazer o esgoto transbordar e retornar para a residência.

As novas redes de esgoto são projetadas para vazões menores que as galerias de águas pluviais, e por isso, devem carregar somente a quantidade de esgoto produzido pelas residências (1% de resíduos sólidos e 99% líquidos). Ao misturar as tubulações de água pluvial e esgoto, a vazão supera a suportada podendo causar retorno de esgoto à residência.

O Coordenador de Manutenção e Redes da Zona Oeste Mais Saneamento, Anderson de Araújo, reforça a importância da separação interna das tubulações “A água de chuva deve seguir pela galeria de água pluvial e o esgoto produzidos nas residências, para as novas redes. Se esta separação não for feita, é possível que as galerias de águas pluviais encham durante temporais e retornem para dentro das residências”. Ele comenta ainda que nos dias de chuva a demanda de desobstrução da rede aumenta 30%.

A Zona Oeste Mais Saneamento reforça que os pedidos de manutenção de rede e informações aos clientes pode ser feito, 24h por dia, todos os dias da semana pelo 0800 025 0005. A Concessionária também disponibiliza seu site www.zonaoestemais.com.br para o atendimento às demandas, além do atendimento presencial na loja do Parque Shopping Sulacap, de segunda à sexta-feira, de 10h às 17h.

Lugar de lixo é no lixo! Cabelo, fio dental, absorventes, pano, fralda, embalagens, lâminas de barbear, alimentos e outros resíduos sólidos em geral não devem ser descartados irregularmente nas redes de esgoto, pois são a principal causa de entupimentos e devem ser jogados no lixo!