• Selma Ferreira

SHIATSUnews | As várias causas de doenças


Olá, meus amigos! Essa semana iniciaremos um novo capítulo falando sobre as varias causas das patologias. A identificação da causa de um desequilíbrio em um paciente, é uma parte muito importante na prática da medicina tradicional chinesa. Ela é importante, porque assim, poderemos aconselhar o paciente a evitá-la, minimizando ou prevenindo sua ocorrência.

A medicina chinesa enfatiza o equilíbrio entre o repouso e o exercício, na dieta, nas atividades sexuais e no clima, para se alcançar a saúde. As causas patológicas internas são causadas por tensão emocional, prejudicando os órgãos internos. Os fatores patogênicos externos afetam primeiro o exterior do corpo. Entram no corpo pela boca, nariz e pele. o Vento-Fio entra pela pele e o Vento-Calor pelo nariz e boca. Constituição Debilitada: a constituição de cada pessoa depende até certo ponto da saúde dos pais na hora da concepção e de eventos ocorridos durante a gravidez, como tensão emocional, drogas, medicamentos, álcool, fumo, etc.

Sobrecarga de Trabalho: esse estilo de vida vem sempre associado a dieta irregular e a tensão emocional (preocupação). A vida apressada nos países modernos ocidentais e o excesso de trabalho, esvazia severamente o Qi das pessoas.

Excesso de Exercícios: esvazia o Baço que controla os músculos e o Fígado que controla os tendões. Causa estagnação do Qi na parte mais exigida. Nas corridas excessivas debilitam o Baço, o Coração e o Rim. Falta de Exercícios: O Qi não circula adequadamente, levando a estagnação e em alguns casos, leva a Umidade interna.

Atividade Sexual Excessiva: atividade sexual é definida como ejaculação para os homens e orgasmo para as mulheres. Esse excesso, tende a exaurir a Essência do Rim. As atividades sexuais sem orgasmo não são consideradas lesivas à Essência.

Sexo Insuficiente: a falta de desejo sexual não é um problema, mas sim, o desejo sexual negado ao corpo. Pode causar estagnação do Qi no tórax e no Triplo aquecedor, que depois de algum tempo causa sensações de frio e calor e também depressão.

Dieta: os alimentos nos dias atuais que são manipulados, contêm diversos tipos de químicas em forma de conservantes, sabores artificiais, corantes, hormônios, emulsificadores, pesticidas, fertilizantes químicos, etc., que são a causa de diversas patologias.

Trauma físico: causa estagnação de Qi e sangue no local, originando dor, edema e hematomas. Parasitas: a infestação de parasitas é uma causa exterior da doença, tendo a dieta pobre como fator colaborador. O consumo excessivo de doces e gorduras causa Umidade, que é um ambiente propício par o crescimento de vermes.

Drogas: - Maconha: provoca ansiedade, reduz motivação e pode causar psicose. Acarreta prejuízo da memória e concentração. Causa deficiência do Rim, afeta o Sangue do Coração e o intelecto do Baço (Yin); - Cocaína e seus derivados: provoca psicose, perda de função mental, idéias suicidas. Causa formação de Fleuma-Fogo no Coração; - LSD: pode causar flashback. Causa Fogo no Coração; - Ecsasy: causa lesão cerebral e imunosupressão após uso prolongado. Debilita os Rins e obstrui o orifício do Coração.

Obrigado e até a próxima semana!

Selma Ferreira da Conceição é especialista em Shiatsuterapeuta, Aurículoterapeuta e Fisioterapeuta. Celular: (21) 996049985


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil