FISIOnews | Fratura por avulsão do 5º metatarso
Os metatarsos são 5 ossos longos localizados na região do antepé, que se articulam com as falanges do dedos e com os ossos tarsos, eles dão suporte ao pé. Já o quinto metatarso está localizado na borda lateral do pé, se articulando com o dedo mínimo.
A fratura do quinto metatarso pode acontecer por avulsão, associada a uma entorse de tornozelo, ou seja, quando a pessoa está andando ou praticando alguma atividade e o pé vira para dentro, e as estruturas moles como os tendões e ligamentos que estão inseridos no osso poderão ser estirados e com isso arrancar um pedaço do osso que está conectado ao tecido mole.
A fratura por avulsão é comum no futebol, no momento que o atleta apóia o pé no gramado, as travas ficam presas no chão, ao mesmo tempo o atleta tenta girar o corpo no mesmo eixo, tensionando as estruturas ligamentares e tendíneas, ficando vulneráveis as lesões.
Esse mesmo tipo de fratura aconteceu em 2018 com o jogador de futebol Neymar, que optou pela cirurgia, mas normalmente o tratamento é conservador, imobilizando com gesso ou bota imobilizadora. Independente da escolha entre a cirurgia e o tratamento conservador com gesso, existe a necessidade de reabilitação na fisioterapia para restabelecer a mobilidade e evitar preventivamente novos entorses e possíveis novas fraturas, possibilitando ao retorno para a prática de exercícios.
Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.
Email: leandrorjfisio@hotmail.com
Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges
Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/
Contato: 99550-9212 ( whatsapp )
*Atendimento domiciliar