• Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Fratura por avulsão do 5º metatarso


Os metatarsos são 5 ossos longos localizados na região do antepé, que se articulam com as falanges do dedos e com os ossos tarsos, eles dão suporte ao pé. Já o quinto metatarso está localizado na borda lateral do pé, se articulando com o dedo mínimo.

A fratura do quinto metatarso pode acontecer por avulsão, associada a uma entorse de tornozelo, ou seja, quando a pessoa está andando ou praticando alguma atividade e o pé vira para dentro, e as estruturas moles como os tendões e ligamentos que estão inseridos no osso poderão ser estirados e com isso arrancar um pedaço do osso que está conectado ao tecido mole.

A fratura por avulsão é comum no futebol, no momento que o atleta apóia o pé no gramado, as travas ficam presas no chão, ao mesmo tempo o atleta tenta girar o corpo no mesmo eixo, tensionando as estruturas ligamentares e tendíneas, ficando vulneráveis as lesões.

Esse mesmo tipo de fratura aconteceu em 2018 com o jogador de futebol Neymar, que optou pela cirurgia, mas normalmente o tratamento é conservador, imobilizando com gesso ou bota imobilizadora. Independente da escolha entre a cirurgia e o tratamento conservador com gesso, existe a necessidade de reabilitação na fisioterapia para restabelecer a mobilidade e evitar preventivamente novos entorses e possíveis novas fraturas, possibilitando ao retorno para a prática de exercícios.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

*Atendimento domiciliar


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil