PSICOnews | Prevenção da Recaída
A Recaída sempre tão temida por todos, faz parte do processo de recuperação de um dependente. O apoio da família, amigos, e terapeuta nesta etapa é de suma importância. Recuperar um dependente é ajuda-lo a não recair. E, lembra-lo da necessidade da Prevenção da Recaída que consiste em ensinar a pessoa que está tentando mudar seu comportamento aditivo, seja ele por drogas, jogos, comida, sexo, etc., a identificar, antecipar e lidar com as pressões e problemas que podem levar a uma recaída.
“Eu só previno aquilo que eu acho que possa vir acontecer.” - Antes de tudo precisa haver um compromisso pessoal do indivíduo adicto em buscar a sua recuperação, ele deve ser um agente ativo neste processo.
“A forma como pensamos irá interferir em como nos sentimos e agimos.” - Junto com o terapeuta o paciente poderá refletir sobre mudanças de pensamentos e crenças. E identificar que existem possibilidades de alterar o seu comportamento de forma que possa refletir para atitudes adequadas. E fazer com que estas atitudes “adequadas” se tornem hábitos. A partir do momento que o paciente ganha confiança ao perceber que suas atitudes lhe trazem respostas positivas, ele ficará encorajado, a fazer mais vezes aquilo que funciona.
Hábito, palavra chave para o processo de Prevenção da Recaída.
Ericka Gama Adversi é Psicóloga - CPP 5ª/33900
Psicóloga com MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado com Ênfase em Gestão de Pessoas pela UFF e Formação Clínica Humanista na Abordagem Centrada na Pessoa.
E-mail: ericka.gama.psi@gmail.com Tel.: (21)98383-6228