top of page
Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Você sabia que nem sempre é bom alongar quando existe dor na coluna?


Ao falarmos em dor na coluna, temos uma gama de condutas a serem realizadas para alívio da dor. É de fácil acesso hoje em dia com a internet uma série de exercícios que falam em curar a sua dor em apenas alguns minutos, mas não é bem assim.

Na verdade, o ideal é identificar o problema que a pessoa tem para depois em conjunto com o fisioterapeuta realizar a reabilitação e assim ser orientado pelo profissional para o exercício mais adequado na sua própria casa.

Quando o problema é postural, sendo por má postura em casa ou no trabalho é fundamental realizar alguns alongamentos antes, durante e depois do seu expediente de trabalho. Agora, quando a dor vendo de estruturas mais profundas, todo cuidado é pouco. Vejamos, um exemplo disso é a lombociatalgia, que é uma dor que vem da coluna e se irradia para o membro inferior. O ciático sai da coluna e percorre a coxa posteriormente, então, de imediato as pessoas pensam em alongar a coxa com a perna esticada pensando que vai ajudar na diminuição da dor, aí que se enganam, você poderá colaborar com a piora da dor, pois você está esticando nervo ciático que já está inflamado, acarretando um aumento considerável da sua dor.

Alonga ou não alonga os músculos?

Na verdade, o alongamento é essencial, mas temos que respeitar o nosso corpo, o alongamento poderá ser realizado na fase certa, e para isso o fisioterapeuta irá lhe orientar em qual será esse momento.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

*Atendimento domiciliar


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page