• Selma Ferreira

SHIATSUnews | Meridianos Energéticos


Olá! Essa semana daremos continuidade ao tema iniciado na semana anterior, em que falamos sobre Qi.

Segundo a medicina tradicional chinesa, existe um conjunto de segmentos energéticos com trajetos definidos, marcados por pontos cutâneos sensíveis, que percorrem a superfície do corpo. Esses canais representam o potencial de função dos órgãos e refletem os sintomas de alteração patológica do organismo.

Esses canais têm como função nutrir o organismo, interligar as funções energéticas dos órgãos e vísceras e integrar todos os tecidos, proporcionando uma unidade psicossomática ao organismo.

Os canais que percorrem o corpo humanos interna e externamente, são: - Os Principais: são 12 canais divididos em 6 Yin e 6 Yang. Esses canais têm como função a circulação de Qi. Eles estão localizados entre os canais superficiais e os profundos e dividem-se em níveis energéticos. - Os de Ligação: são 12 transversais, 12 longitudinais e 4 longitudinais especiais. Têm a função de unir dois meridianos energéticos acoplados e proteger os canais principais dos fatores patogênicos exógenos. - Os Tendíneo-Musculares: são 12 canais secundários, cujos trajetos são em faixas ou regiões que seguem os canais principais. Estão relacionados ao Tecido tendinoso, ligamentos, aponeuróticos, colagenosos e tenossinoviais. - Os Profundos ou Distintos: são 12 canais chamados de secundários ou divergentes. Eles se originam acima da articulação do joelho e cotovelo, penetrando no interior cavidade abdominal, atravessando o peritônio. - Os Extraordinários: são 8, divididos em 4 Yin e 4 Yang. Esses têm a maravilhosa função de fazer circular a energia ancestral, principalmente no fetos, sendo responsáveis pelo potencial energético do desenvolvimento embrionário.

Os meridianos que percorrem a superfície corpórea são os canais do Pulmão, Intestino Grosso, Estômago, Baço, Pâncreas, Coração, Intestino Delgado, Rim, Bexiga, Pericárdio, Triplo Aquecedor, Fígado, Vesícula Biliar, Vaso Concepção e Vaso Governador.

Esses canais com seus pontos energéticos são manipulados nas técnicas terapêuticas da MTC. Elas buscam o reequilíbrio das energias orgânicas eliminando a estagnação ou a deficiência do Qi.

Obrigado!

Selma Ferreira da Conceição é especializada em Shiatsuterapeuta, Auriculoterapeuta e é Fisioterapêuta Celular: 996049985


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil