• Selma Ferreira

SHIATSUnews | Inter-Relação dos Cinco Elementos


Olá, amigos leitores. Essa semana falaremos sobre como os elementos se relacionam dentro do organismo. As relações dos elementos nas fases são de apoio mutuo, gerando, consumindo e sendo dependentes uns dos outros, formando a Teoria dos Cinco Elementos. Zou Yan escreveu que são possíveis 36 disposições diferentes dos Cinco Elementos. Aqui descreverei apenas as cinco mais comuns.

SEQUÊNCIA COSMOLÓGICA

O primeiro é a Água, o segundo o Fogo, o terceiro é a Madeira, o quarto é o Metal e o quinto é a Terra.

Esta sequência não foi numerada aleatoriamente. Ela está relacionada a numerologia.

SEQUÊNCIA DE GERAÇÃO Nessa sequência um elemento gera o outro, e é gerado ao mesmo tempo. Assim, a Madeira gera o Fogo, o Fogo gera a Terra, a Terra gera o Metal, o Metal gera a Água e a Água gera a Madeira. Pode se dizer que a Madeira é filha da Água e mãe do Fogo.

SEQUÊNCIA DE DOMINÂNCIA OU CONTROLE Aqui um elemento controla o outro e é controlado por um, ao mesmo tempo. Desse modo a Madeira controla a Terra, esgotando-a; Terra controla a Água, absorvendo-a; a Água controla o Fogo, apagando-o; Fogo controla o Metal, fundindo-o e o Metal controla a Madeira, cortando-a.

SEQUÊNCIA DE AFRONTAÇÃO OU CONTRADOMINÂNCIA As patologias de dominância ou controle ocorrem quando o elemento que deveria ser dominado, acaba se voltando contra seu dominador. Isso só ocorre quando o equilíbrio é quebrado. Nas patologias o filho em excesso retira muito da mãe. Mãe deficiente não nutre o filho.

SEQUÊNCIA DE SUPERATUAÇÃO É a mesma sequência do controle, só que nesse caso, um elemento exerce controle excessivo sobre o outro. Obrigado!

Até a próxima semana.

Selma Ferreira da Conceição tem especializações em Shiatsuterapeuta, Auriculoterapeuta e está Cursando 10º período de Bacharel em Fisioterapia na Universidade Castelo Branco em Realengo. Celular: 996049985


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil