• Selma Ferreira

SHIATSUnews | A Correspondência dos Cinco Elementos na Fisiologia


Olá, amigos leitores! Esta semana estou de volta para falar sobre os Cinco elementos na fisiologia humana.

Os Cinco Elementos na fisiologia é um sistema de correspondência que apresenta grande aplicação na fisiologia humana, pois cada elemento engloba vários fenômenos no universo e no organismo humano, ou diz-se que esses fenômenos ressoam em uma determinada frequencia e apresentam qualidades particulares que respondem a determinados elementos.

Citarei como exemplo a Madeira que tem sua correspondência com a primavera. Nesta estação o Qi do Fígado é muito ativo, fluindo em subida, fazendo com que seja muito comum os desequilíbrios do Fígado agravarem-se nesta época do ano.

O Fígado umedece os olhos, umedece e nutre os tendões. Mas, não é só o Fígado que umedece os olhos. O Yin do Rim também tem essa função e muitas doenças oculares crônicas estão relacionadas ao Rim.

O vento leste afeta os indivíduos que sofrem com o desequilíbrio do Fígado, frequentemente causando cefaléias e rigidez no pescoço. Também algumas doenças oculares como a conjuntivite aguda são causadas pelo Vento-Calor exterior.

Outro exemplo é o Fogo Monarca ao qual pertence o coração, por ser o mais importante dos órgãos, pois abriga a Mente (Shen).

Os ouvidos estão relacionados a Água (Rim), mas nem toda condição patológica auditiva é derivada do Rim, a otite média aguda, por exemplo, pode ser derivada da invasão do Vento-Calor externo.

Esses exemplos são muito úteis na prática clínica da medicina chinesa, pois consistem em observar a desarmonia como um todo ajudando a elaborar um padrão de vários sinais e sintomas.

Obrigado, e até a próxima semana.

Selma Ferreira da Conceição tem especializações Shiatsuterapeuta, Auriculoterapeuta e cursa o 10º período de Bacharel em Fisioterapia na Universidade Castelo Branco em Realengo.

Celular: 996049985


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil