• Selma Ferreira

SHIATSUnews | Os Cinco Elementos no Diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa


Amigos leitores, nesta semana falaremos sobre os diagnósticos baseados nos Cinco Elementos. O método dos Cinco Elementos utilizado nos diagnósticos baseia-se na correspondência entre esses elementos com o odor, a cor, o sabor, emoções, som e clima.

Identifica-se as doenças pela observação das cinco cores; pela audição, distinguindo-se os cinco sons, pelo olfato distingue-se o odor e pela anamnese distingue-se também os cinco sabores. CORES É o mais importante de todos no diagnóstico dos Cinco Elementos. Na cor da face a prevalência de uma das cinco cores indica desequilíbrio de um determinado elemento, que pode ser uma deficiência ou um excesso.

A cor verde indica desequilíbrio da Madeira; A cor vermelha indica desequilíbrio do Fogo; A cor branca indica desequilíbrio do Metal; A cor amarela ou pálida indica desequilíbrio da Terra; A cor púrpura, escura, as vezes cinza, quase preta, indica desequilíbrio do Água.

Algumas vezes, a compleição pode mostrar interação de dois elementos, como uma face branco-pálida com as bochechas rosadas, indicando que o Fogo esta atuando sobre o Metal. Um aspecto amarelo com cor esverdeada, indica que a Madeira está afrontando o Terra. SONS Os tons da voz de alguém que grita enfurecido indica um desequilíbrio da Madeira. Risadas exageradas indica desequilíbrio do Fogo. Voz cantada, desequilíbrio da Terra. O choro, desequilíbrio do Metal, podendo indicar deficiência do pulmão ou voz muito fraca, indica debilidade do Pulmão. Voz rouca ou gemido indica desequilíbrio da Água.

ODORES Um odor rançoso está ligado a Madeira; Um odor queimado está ligado ao Fogo; odor flagrante está ligado a Terra; odor fétido está ligado ao Metal; odor pútrido está ligado a Água.

EMOÇÕES A alegria exacerbada está ligada ao Fogo; O excesso de concentração ou estado pensativo está ligado a Terra; A magoa ou tristeza está ligada ao Metal; O medo está ligado ao Água; A ira ou ódio estão ligados a Madeira.

SABORES Os sabores picante estão ligados ao Pulmão; o sabor ácido está ligado ao Fígado; O sabor salgado está ligado ao Rim; sabor amargo está ligado ao Coração; o sabor doce está ligado ao Baço.

CLIMA - Vento pode produzir espasmos musculares, dores migratórias e gripes. - Frio pode produzir calafrios, hipotermia, palidez, secreções claras e abundantes; - Calor pode produzir boca seca, pouca urina, febre, dor de cabeça, baixa hidratação orgânica, narinas e garganta seca, pele ressecada e tosse seca; - Umidade pode produzir inchaço, sensação de peso nas pernas, secreções turvas e cheiro ruim; - Fogo pode produzir sede, inquietude mental, língua vermelha, taquicardia.

Obrigado, e até a próxima semana

Selma Ferreira da Conceição tem especializações em Shiatsuterapeuta, Auriculoterapeuta e está Cursando 10º período de Bacharel em Fisioterapia na Universidade Castelo Branco em Realengo. Celular: 996049985


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil