Buscar
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Andador para bebê: usar ou não usar?


O andador é popularmente conhecido e muito utilizado ainda pelos pais, pois deixa a criança mais independente, evita a queda constante dele no chão, criando um ambiente mais "seguro", auxiliando na marcha. Acaba sendo divertido aos olhos do papai e da mamãe, eles estão vendo com bons olhos a independência dos seus filhos. De fato tem suas vantagens, mas quando observamos as desvantagens e colocamos na balança, podemos perceber quantos problemas podemos evitar não utilizando o andador.

Quando damos essa liberdade para o bebê não percebemos que ele não está preparado para isso, pois ele não tem ainda a noção do perigo e muito menos o instinto de proteger a si mesmo. Ao contrário do que parece, o andador se torna perigoso e aumenta a chance de queda fatal, pois o bebê não freia, podendo encontrar uma escada e cair.

Acontece uma alteração da percepção do próprio corpo, ou seja, o bebê perde a consciência corporal de onde termina o corpo dela e onde começa o ambiente, é como se o andador fosse parte do corpo. Ele ficará mais dependente do andador, o que irá atrasar o processo natural de andar, consequentemente o desenvolvimento motor será mais lento quando comparado a uma criança da mesma idade que não utiliza o andador.

O andador altera a distribuição de peso sobre a coluna, quadris, joelhos e pés, a pisada acaba não acontecendo de maneira correta ao andar, acarretando algumas alterações posturais e ortopédicas no seu bebê.

Ele precisa explorar o ambiente sem o auxílio do andador, tudo tem seu tempo, então ele vai engatinhar, vai tentar andar, vai cair, se levantar. Assim ele vai amadurecendo a parte motora, fortalecendo os músculos e experimentando os reflexos naturalmente, só fique atento aos perigos.

A dica que eu deixo é não usar o andador!

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

*Atendimento domiciliar


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil