• Alexandre Madruga

Após 20 anos, associação de moradores de Sulacap fará eleição no próximo domingo (09)


Atual presidente será reconhecida como a que convocou eleição após décadas sem uma

Criada na década de 80, graças a iniciativa de poucos (mas abnegados) moradores, a Associação de Moradores e Amigos do Jardim Sulacap (Amisul) voltará ter processo eleitoral para definição da próxima diretoria, para o biênio 2019/2020. A eleição acontecerá no dia 09/12, próximo domingo, no Galpão Comunitário Jardim Sulacap, que fica na Praça Mario Saraiva.

Mas para chegar nessa data histórica, novos moradores entraram na Amisul como voluntários, visando regularizar e organizar toda parte administrativa da associação. E tinham muito trabalho para fazer e dinheiro para gastar. Além do tempo que os voluntários tiveram que se dedicar, o levantamento feito pelo grupo que se intitulou “ouvidoria” descobriu alguns problemas sérios para resolver, como CNPJ inativo, falta de balancetes mensais divulgados e débitos junto ao governo, que deixou um prejuízo em torno de R$ 3 mil.

- Documentação atrasada, estatuto não estava atualizado com o novo código civil e CNPJ inativo foram alguns problemas que encontramos. Como a associação não declarou muitas coisas ao governo, gerou multas. Mas graças a doações de voluntários e de profissionais liberais, conseguimos levantar o valor e colocar tudo em dia. – afirmou a atual presidente Renata Almeida.

Mesmo com tantos problemas, a “ouvidoria” não esmoreceu e apoiou a então presidente (atual vice-presidente) Heloísa Massad na solução de todos os problemas e na transição para uma gestão provisória, que entrou em vigor no segundo semestre de 2017. Esses vários novos integrantes da diretoria permanecerão até o fim desse ano.

Há algumas semanas, uma Assembleia foi realizada na Amisul, visando apresentar as regras para o pleito eleitoral e tirar dúvidas. Para dar mais transparência, a atual gestão provisória nomeou uma Comissão Eleitoral independente, que compareceu a Assembleia para tirar todas as dúvidas dos moradores presentes.

- Somos quatro moradores, que não fazemos parte de nenhuma diretoria e estamos no quadro de sócios da Amisul há anos. O convite foi uma honra, pois faremos história, administrando uma eleição que não acontece há décadas. – informou o presidente da comissão eleitoral, o jornalista Alexandre Madruga, que trabalhará junto com os moradores Álvaro das Graças Bessa, Maria da Conceição Silva e Zaíra da Costa Bessa.

Mas a participação dos moradores ainda é muito pequena. No último dia 21/11 o prazo para inscrições das chapas foi encerrado e apenas uma chapa compareceu (conheça a chapa, clicando AQUI). A boa notícia, somente membros novos fazem parte da chapa única, o que demonstra que novos tempos estão por vir. Mesmo assim, a eleição do próximo domingo (09) está confirmada.

- Temos que seguir o que determina o Estatuto da Amisul sobre o processo eleitoral. Não se fala nada da na não necessidade do processo tendo apenas uma chapa. Estaremos lá no domingo, o dia todo, aguardando aqueles que têm direito a votar. – afirmou a atual presidente Renata de Almeida.

E a presença de novos integrantes a frente da Amisul tem a aprovação dos moradores.

- É bom. Cidadania. A vida continua e progresso sempre. Gente nova, vida nova. – sintetizou Julia Freire, moradora de décadas do bairro.


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil