SHIATSUnews | Conceito de Yin-Yang
Hoje falaremos sobre a visão energética na Medicina Tradicional Chinesa para tratamento das patologias.
No oriente se acredita que todas as substâncias emanam do TAO que é a força geradora do universo. Este princípio contem dois aspectos opostos e complementares que são o da contração e expansão/criação e destruição. Esses aspectos são conhecidos como Yin-Yang que são energias opostas porém interdependentes, uma não sobrevive sem a outra. O Yin pode se transformar em Yang e o Yang pode se transformar em Yin, pois um contem a semente do outro dentro de si.
O conceito de Yin-Yang é o mais importante da medicina chinesa, pois todo sintoma, as doenças, diagnóstico e seus tratamentos se baseiam neste conceito. Todo seu tratamento das doenças consiste em equilibrar essas energias (Qi ou Chi) dentro do corpo humano eliminando assim as doenças e os sintomas.
ALGUMAS REPRESENTAÇÃO DE YIN E YANG Qi Yin: feminino, lua, Terra, direita, água, quietude, frio, oeste
Qi Yang: masculino, sol, céu esquerda, fogo, agitação, calor, leste
Eles representam os dois estágios no processo de mudança e transformação de tudo no universo.
No Livro das Mutações, o Yin e o Yang são representados, respectivamente, por uma linha interrompida e uma contínua. Essas linhas combinadas formam oito trigramas formando 64 hexagramas que representam as miríades dos fenômenos do universo.
A substância material e a etérea do Qi é o centro do corpo e da mente como unidade integrada. A variedade infinita de fenômenos do universo é o resultado da união e dispersão do Qi para formação de várias materializações..
Quanto a descrição e classificação anatômica, a MTC possui ampla nomenclatura para descrever as diversas partes, pontos, regiões, órgãos e sistemas do corpo onde os princípios do Yin-Yang são aplicados. As doenças são o desequilíbrio causado por agentes externos (vento, secura, calor, umidade e frio) associados a sentimentos ou estados emocionais.
O prognóstico e terapêutica deve ainda levar em conta, além dos fatores ambientais e psicológicos, a qualidade do Chi ancestral.
Na MTC o homem é um microcosmo, e como tal, as leis cósmicas nele atuam como o fazem na natureza. Ele tem suas variações de energia com seus próprios movimentos e ciclos para assegurar sua permanência e adaptação diante da desordem de um sistema.
Selma Ferreira da Conceição tem especializações em Shiatsuterapeuta e Auriculoterapeuta, graduando Bacharelado em Fisioterapia na Universidade Castelo Branco em Realengo.
Celular: (21) 99604-9985
-
-
-