• Alexandre Madruga

Em dois dias, Procon Carioca atende mais de 1.600 pessoas com descontos de até 100%


Evento termina nesta quinta no em Bangu

Até 100% de desconto foi alcançado pelos consumidores que estiveram no segundo dia do mutirão promovido pelo Procon Carioca, com o apoio da OAB, da Proteste e da Procuradoria da Dívida Ativa do Município. O evento começou nesta terça-feira e já atendeu 1.634 pessoas. O mutirão, que acontece das 10h às 16h no estacionamento do Bangu Shopping, termina nesta quinta, com trinta empresas presentes. “A dívida corrói a paz e a dignidade das pessoas. Elas não comem e não dormem direito, principalmente as honestas. E só tem um jeito: é pagar. Muitas vezes, essas dívidas são impagáveis por causa dos juros de cartão de crédito, cheque especial. Como um trem: descarrilou, ninguém consegue segurar mais, ninguém aguenta. Qual é a solução? A conciliação que o Procon Carioca pode fazer e tem feito todos os anos”, disse o presidente do órgão, Jorge Braz. No mutirão, a resposta da empresa ao consumidor é no momento do atendimento.

Uma das histórias de dívidas perdoadas é a de Elenir Ferreira Leite, que devia à CEDAE 13.761 reais e teve todo o valor perdoado. Ela contou que essa dívida já existia há muito tempo e, agora, com o perdão, se emocionou ao declarar: “Deus não podia me dar coisa melhor, vou passar o natal feliz”.

Leonardo da Silva Pacheco devia 10.599,71 reais à Caixa. Pagará 420 reais à vista. “Meu problema era um empréstimo que eu fiz em 2015. É muito ruim você não ter crédito com ninguém. Agora, ficou ótimo. Vou ficar com o nome limpo, viver tranquilo”, afirmou.

João Luiz Kobylenki também saiu feliz do mutirão depois que a Oi cancelou a dívida de 679,57 reais em relação a uma conta telefônica que havia desde 2015. “Cobravam por um aparelho que não funcionava. Foi resolvido por um caminho rapidinho. Cancelaram e encerraram a conta. Já estava cansado de tentar resolver”, disse.

Já Luciano Mendes dos Santos tinha uma dívida de 417 reais com a Sky que ele não reconhecia. “Eles alegavam que tinha um ponto instalado lá em casa, mas na verdade nunca teve ponto nenhum instalado. Foi tudo resolvido aqui graças ao Procon Carioca, com serviço de atendimento maravilhoso. Foi tudo absorvido, não tem mais dívida nenhuma no meu nome”, contou.

Luiz Carlos Guimarães teve sua dívida com a CEDAE parcelada em sessenta vezes. “O atendimento foi ótimo, todos foram solícitos e espero que outras pessoas venham para parcelar suas dívidas”, declarou.

As 30 empresas que atendem até esta quinta o público diretamente são Caixa Econômica, Santander, Crefisa, Claro, NET, Embratel, Sky, Nextel, Vivo/GVT, Tim, Oi, Light, Zona Oeste Mais, Nova Cedae, Ceg, Gás Natural Fenosa, Casas Bahia, Ponto Frio, Lojas Americanas, casasbahia.com, barateiro.com, cdiscount.com, americanas.com, Shoptime, decolar.com, Sou Barato, Submarino, Partiu Viagens, pontofrio.com e extra.com.

O endereço do Bangu Shopping é Rua Fonseca, 240, próximo à estação de trem.


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